Mulheres, raça e classe

Autores

  • Naylane Araújo Matos UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Amália Catharina Santos Cruz UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Agências de fomento

Palavras-chave:

Mulheres, Raça, Classe

Resumo

Esta resenha apresenta a obra da escritora e militante estadunidense Angela Davis Mulheres, raça e classe (2016), a qual, como indica o próprio título, intersecciona mulheres, raça e classe, aprofundando discussões como: condição da mulher no período da escravidão; ligação entre a luta feminista e movimento antiescravagista; racismo e sexismo; direito das mulheres e questões de raça em uma sociedade de classes; a influência das mulheres na esquerda marxista; estupro e racismo; direitos reprodutivos e; a questão do trabalho doméstico na perspectiva de classe. Pautada no pensamento marxista, a autora aborda as três categorias (mulheres, raça e classe) sem hierarquizar os modos de opressão e defende que as lutas pelos direitos das mulheres e antirracistas devem vislumbrar o fim do capitalismo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naylane Araújo Matos, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Atualmente, é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Grupo de Estudos Feministas na Literatura e na Tradução – GEFLIT/UFSC. Mestra em Estudos da Tradução, pela UFSC (2018). Membro do grupo de pesquisa Linguagem, Estudos Culturais e Formação do Leitor (LEFOR), da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Graduada em Licenciatura plena em Letras - Língua Inglesa e Literaturas, pela UNEB (2015).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8310924411167933

Amália Catharina Santos Cruz, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Atualmente, é Doutoranda em Educação pelo PPGE/UFSC; Mestre em Educação pelo PPGE/UFSC (2010); Especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte & Lazer (UFBA, 2009); Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2004). É membro dos grupos de pesquisa LEPEL/UNEB, TMT/UFSC e GEPEFA/UNEB. É professora da UNEB- Campus Jacobina (UNEB/DCH IV), no curso de Licenciatura em Educação Física.

Referências

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Tradução: Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016, 244p.

Downloads

Publicado

29-08-2018

Como Citar

MATOS, N. A.; CRUZ, A. C. S. Mulheres, raça e classe. Travessias, Cascavel, v. 12, n. 2, p. e19141, 2018. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/19141. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

RESENHAS