Ler, escrever, agir e transformar: uma introdução aos novos estudos do letramento

Autores

  • Fernanda Tais Brignol Guimarães Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter Universidade de Caxias do Sul - UCS

Palavras-chave:

Novos Estudos do Letramento, práticas de leitura e escrita, ensino-aprendizagem, Ação e transformação social

Resumo


O e-book Ler, escrever, agir e transformar: uma introdução aos novos estudos do letramento, organizado por Denise Tamaê Borges Sato, José Ribamar Lopes Batista Júnior e Ricardo de Castro Ribeiro Santos, reúne estudos desenvolvidos a partir de oficinas  realizadas no período de 2008 a 2016, pelo Laboratório Experimental de Leitura e Produção Textual e do Laboratório de Educação Matemática do Colégio Técnico de Floriano/UFPI. A obra apresenta textos de diferentes pesquisadores, distribuídos em duas partes. A primeira parte destina-se à discussão teórica, em que são explicitados conceitos basilares no que tange à abordagem dos Novos Estudos do Letramento. A segunda parte é destinada à aplicação da teoria por meio de relatos de pesquisa.

Biografia do Autor

Fernanda Tais Brignol Guimarães, Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter Universidade de Caxias do Sul - UCS

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pampa - Unipampa (2012), pós-graduação em nível de Especialização pela mesma universidade (2013). Mestrado em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas - UCPEL (2015). Atualmente, é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Associação Ampla UCS/UniRitter e bolsista do(a) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Membro do Laboratório de Estudos Avançados de Linguagens - LEAL/UCPel.

Referências

SATO, Denise Tamaê Borges; BATISTA JÚNIOR, José Ribamar Lopes; SANTOS, Ricardo de Castro Ribeiro (orgs.). Ler, escrever, agir e transformar: uma introdução aos novos estudos do letramento. Recife: Pipa Comunicação, 2016.

Downloads

Publicado

29-08-2018

Como Citar

GUIMARÃES, F. T. B. Ler, escrever, agir e transformar: uma introdução aos novos estudos do letramento. Travessias, Cascavel, v. 12, n. 2, p. 112–118, 2018. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/19464. Acesso em: 20 jan. 2022.

Edição

Seção

RESENHAS