Educar pela pesquisa: reflexão a partir de conteúdos de Literatura

Autores

  • Carlos Alberto Correia
Agências de fomento

Palavras-chave:

Literatura, Educar pela pesquisa, Ensino Médio.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo realizar um relato de experiência sobre uma sinalização de identidade por meio de textos literários, com estudantes do 1º ano do ensino médio, em uma escola de tempo integral, da rede estadual de ensino-SED/MS. A proposta de ensino teve por objetivo que os educandos se reconhecessem ou se identificam-se a partir de um estudo de diferentes gêneros literários. Esta didática amparou-se a partir dos pressupostos ancorados em conceitos de educar pela pesquisa, e para tal estruturou-se por um viés qualitativo e empírico. O corpus de estudo se faz a partir das produções escritas dos estudantes referentes ao primeiro planejamento mensal da disciplina de literatura, cujo tema norteador foi identidade. Para tal, selecionou-se exemplos destas atividades e suas respostas a fim de perceber-se elementos de autoria e reflexão sobre os conteúdos debatidos. Os resultados apontaram uma participação pontual dos estudantes com a reflexão sobre identidade, os significados de ser estudante no ensino médio na disciplina de literatura em uma escola pública de tempo integral, que visa a pesquisa na construção do conhecimento. A base teórica que sustenta esta reflexão se faz a partir de Fernando Becker (2010), Pedro Demo (2007), Jussara Hoffmann (2006), Roxane Rojo (2009) Tania Marques (2010) e Viviane Mosé (2013; 2017). O (re)construir sentidos por meio da leitura, análise e interpretações textuais em múltiplas linguagens: pintura, propaganda, textos literários e não literários foi o percurso que os educandos nesta metodologia praticaram efetivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Correia

Doutor em Letras- UNESP/Assis. Docente da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.  E-mail: calcorreiasp@gmail.com

Referências

BECKER Fernando. Ensino e pesquisa: Qual a relação? In: BECKER Fernando; MARQUES, Tania B.I. Ser professor é ser pesquisador. Porto Alegre: Mediação, 2010.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 8ª ed. Campinas: Editores Associados, 2007.

DEMO, Pedro. Escola de Tempo Integral. (2007). Universidade de Brasília (UnB. Disponível em: http://teiaufmg.com.br/wp-content/uploads/2014/07/ESCOLA-DE-TEMPO-INTEGRAL.pdf.

GADOTTI, Moacir. Perspectivas Atuais da Educação. São Paulo: Perspectiva, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n2/9782.pdf. Acesso em: 25 de jun. 2018.

HOFFMANN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. 2ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2006. (5-45).

MARQUES, Tania B. I. Professor ou pesquisador. In: BECKER Fernando; MARQUES, Tania B. I Ser professor é ser pesquisador. Porto Alegre: Mediação, 2010.

MOSE, Viviane. A Escola e os Desafios Contemporâneos - Os novos caminhos da educação. (Audiovisual). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0lsJSsKbH7g Acesso em: 12 nov. 2017.

MOSE, Viviane. A Escola e os Desafios Contemporâneos - Os novos caminhos da educação. 2ª ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013. (p. 47-57).

VEEN, Win; VRAKKING, Ben. Homo Zappiens: educando na era digital. Tradução Vinícius Figueira. Porto Alegre: Arrmed, 2009. (p. 27-49).

Downloads

Publicado

29-08-2018

Como Citar

CORREIA, C. A. Educar pela pesquisa: reflexão a partir de conteúdos de Literatura. Travessias, Cascavel, v. 12, n. 2, p. e19828, 2018. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/19828. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO