Unidade Didática do gênero discursivo reportagem com uso da ferramenta digital Google Docs para desenvolver multiletramentos no ensino fundamental

Autores

  • Mariane Inês Schmaedecke UNIOESTE
  • Greice da Silva Castela UNIOESTE
Agências de fomento

Palavras-chave:

Produção de texto, Multiletramentos, Escrita colaborativa, Ensino Fundamental.

Resumo

A contemporaneidade e, sobretudo, os textos contemporâneos, produzidos a partir de múltiplas semioses, colocam novos desafios aos letramentos. Ser letrado, nos dias de hoje, é ser capaz de ler e produzir significados provenientes de diversas linguagens. Cabe ao professor incorporar novas e variadas práticas de produção textual em suas aulas, fazendo com que o aluno se sinta estimulado a escrever. Neste sentido, este artigo tem por objetivo apresentar uma Unidade Didática que visa favorecer o desenvolvimento de capacidades do aluno como produtor de textos na perspectiva dos multiletramentos. A proposta aplica-se ao nono ano do ensino fundamental, trata-se da produção do gênero discursivo reportagem por meio da escrita colaborativa em ambiente virtual, utilizando a ferramenta Google Docs. Esse material pedagógico integra a dissertação, que estamos desenvolvendo no programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Cascavel e será implementado no 2º semestre de 2018. Utilizamos como embasamento teórico autores como Bakhtin (2003), Geraldi (1993), Soares (2003; 2004), Rojo (2009; 2012), Ribeiro (2012), Kleiman (1995), Bruns (2006), Lévy (1993), entre outros. A proposta didática elaborada visa contribuir para que outros docentes se sintam estimulados a desenvolverem e aplicarem, em suas aulas, esse tipo de proposta pedagógica na perspectiva teórica adotada e apresentada nesse artigo.

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Biografia do Autor

Mariane Inês Schmaedecke, UNIOESTE

Aluna do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE - Campus de Cascavel e professora do ensino fundamental e médio no município de Medianeira

Greice da Silva Castela, UNIOESTE

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras- nível de Mestrado/Doutorado (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras- nível de Mestrado Profissional (PROFLETRAS), na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Orientadora da pesquisa. E-mail: greicecastela@yahoo.com.br.

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Publicado

29-08-2018

Como Citar

SCHMAEDECKE, M. I.; DA SILVA CASTELA, G. Unidade Didática do gênero discursivo reportagem com uso da ferramenta digital Google Docs para desenvolver multiletramentos no ensino fundamental. Travessias, Cascavel, v. 12, n. 2, p. e20052, 2018. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/20052. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM