A percepção corporal para deficientes visuais através da dança

Autores

  • Mayara Rodrigues Cardoso Faculdades Integradas de Jau https://orcid.org/0000-0002-2381-8214
  • Juliana Inhesta Limão Licenciatura Plena em Educação Física - Unesp Bauru Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e aprendizagem - Unesp Bauru Professora ensino superior - Faculdades Integradas de Jau. https://orcid.org/0000-0001-7173-2020
Agências de fomento

Palavras-chave:

Dança, Deficiência Visual, Fenomenologia, Merleau-Ponty.

Resumo

Para os deficientes visuais a dança facilita a interação com o mundo. Neste sentido, o estudo da fenomenologia em Merleau-Ponty permite que façamos a ligação com a deficiência e a dança ao retratar que o ser humano utiliza as sensações para interagir e experimentar o mundo. O estudo objetivou compreender como os deficientes visuais percebem os sentidos (audição e tato), durante a prática da dança à luz da fenomenologia de Merleau-Ponty, por meio de uma revisão de literatura. A dança é uma das artes mais antiga usada como forma de expressão corporal. Para os deficientes visuais ela oferece um caminho que possibilita conexão com o mundo e as pessoas por meio das sensações oferecidas ao movimentar-se. A deficiência visual é caracterizada pela ausência da visão, cujo pode ser congênita ou adquirida, mas que independente do tipo, o fato de não poder ver não é empecilho para a aprendizagem, vivencia, experiências e descobertas do ser e o mundo.  Para Merleau-Ponty (1999) tudo se resolve quando se define as essências, na dança a essência sempre está presente porque é permitido expressar o que realmente somos pela expressão não verbal. Com isso, a fenomenologia em Merleau-Ponty fez interface com a deficiência visual e a dança ao retratar que o ser humano necessita e utiliza as sensações para interagir, experimentar e se descobrir no mundo. A dança pode ser inserida na vida do deficiente visual como forma de melhorar a sua autonomia, autoestima e qualidade de vida. 

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Biografia do Autor

Mayara Rodrigues Cardoso, Faculdades Integradas de Jau

Educação Física e Dança 

Juliana Inhesta Limão, Licenciatura Plena em Educação Física - Unesp Bauru Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e aprendizagem - Unesp Bauru Professora ensino superior - Faculdades Integradas de Jau.

Professora - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo 

Professora ensino superior - Faculdades Integradas de Jau.

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Publicado

11-12-2018

Como Citar

CARDOSO, M. R.; LIMÃO, J. I. A percepção corporal para deficientes visuais através da dança. Travessias, Cascavel, v. 12, n. 3, p. e20542, 2018. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/20542. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO