Leitura e produção de relato de experiência de vida: proposta para ensino nos anos finais na modalidade EJA
Palavras-chave:
leitura e produção, intertextualidade, aplicação didática, relato de experiência de vida, EJA.Resumo
Neste artigo, apresenta-se parte de uma proposta de aplicação teórica com base em uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico. A prática pedagógica foi desenvolvida em aulas de língua portuguesa, com alunos inseridos na modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos, anos finais do ensino fundamental. O trabalho realizado parte de uma perspectiva sociointeracionista da linguagem, tendo em vista que a língua é constituída por meio de um processo sócio-histórico e a interação verbal se constitui entre os sujeitos a partir do diálogo entre professor/aluno e aluno/aluno. Ao considerar o contexto ensino-aprendizagem da EJA, é relevante em nosso trabalho valorizar a história de vida de cada aluno, bem como os saberes e significados que constituem o seu letramento. Sendo assim, essa trajetória de vida delineou a aquisição de novos saberes em torno da linguagem, outras formas de usá-la enquanto instrumento de interação nas diversas situações de comunicação verbal. Diante dessa base teórica, verificou-se como uma turma de alunos de EJA produziu um relato de experiência de vida, depois de leituras e discussões de textos pertencentes ao referido gênero. Na aplicação prática pedagógica, enfocou-se a intertextualidade como categoria que movimenta a leitura e a escrita. A partir de análise das produções dos alunos, constatou-se que houve interação entre os alunos e que o gênero discursivo trabalhado auxiliou no desenvolvimento de uma produção textual com maior interesse dos mesmos, uma vez que o gênero trabalhado faz parte do cotidiano dos sujeitos da pesquisa.
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