Gênero e violência de gênero no espaço escolar

Autores

Agências de fomento
Universidade Federal do Sul da Bahia

Palavras-chave:

Análise de discurso, Gênero, História em quadrinhos, Violência de gênero

Resumo

O presente trabalho objetiva, à luz da Análise de Discurso, apresentar um projeto de pesquisa em andamento, detendo-se de modo especial em um de seus resultados, qual seja, a elaboração coletiva de uma história em quadrinhos sobre gênero e violência de gênero, cuja proposta é circular em diferentes espaços, sobretudo no espaço escolar. A fim de facilitar a exposição, o texto está estruturado da seguinte maneira: para iniciar, serão desenvolvidas reflexões teórico-analíticas acerca do recrudescimento do discurso conservador na formação social brasileira, sobretudo em relação a gênero, e como tais questões são disputadas nos saberes que (não) podem e (não) devem circular no espaço escolar. Em seguida, será empreendida uma discussão sobre gênero e como o Aparelho Ideológico Escolar atua para a reprodução das relações de produção, bem como perspectivas teóricas que defendem a necessidade da escola assumir o debate de temas como gênero e sexualidade. Um último momento será dedicado à apresentação e breve análise de uma história em quadrinhos, por meio de alguns recortes. Com temas relacionados a questões de gênero e violência de gênero em seus gestos mais sutis e cotidianos, a história em quadrinhos de certa forma a visibiliza e faz circular dizeres de sujeitos segregados socialmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Luzia Lunkes, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutora em Estudos de Linguagem (UFF), mestre em Letras (UEM) e graduada em Letras/Português (UNIOESTE). É autora do livro O sujeito e o corpo: construções heterogêneas no filme Clube da Luta (2010, Editora Annablume). Professora na Universidade Federal do Sul da Bahia - Campus Jorge Amado.

Referências

ALTHUSSER, L. [1970]. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado: Nota sobre os Aparelhos Ideológicos de Estado. 9. ed. Trad. Walter José Evangelista e Maria Laura viveiros de Castro. Introdução crítica J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

BEAUVOIR, S. O segundo sexo: a experiência vivida. 3. ed. Tradução de Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

BELLO, M.; PUCHALSKI, H. Educação das relações de gênero e diversidade sexual no Paraná: a diversidade como princípio educativo. In: MAIA, J. S.; BIANCON, M. L. Educação das relações de gênero e em sexualidades: reflexões contemporâneas. Curitiba: Appris, 2014, p. 51-70.

BUTLER, J. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: civilização Brasileira, 2017.

CAVALEIRO, M.C. A sexualidade é política: heterossexualidade compulsória e lesbofobia nas escolas. In: MAIA, J. S.; BIANCON, M. L. Educação das relações de gênero e em sexualidades: reflexões contemporâneas. Curitiba: Appris, 2014, p. 265-283.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 2014.

LUNKES, F.; SANTOS. S.C.P.; ONASSES, G. Gêneros e(m) silenciamento(s): a violência nossa de cada dia. Itabuna: UFSB, 2018. ISBN 978-85-54252-01-4.

MARIANI, B. O PCB e a imprensa: os comunistas no imaginário dos jornais (1922-1989). Rio de Janeiro: Revan; Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1998.

ORLANDI, E. Cidade dos Sentidos. Campinas: Pontes, 2004.

ORLANDI, E. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 5. ed.

Campinas, SP: Editora da Unicamp. 2002.

ORLANDI, E. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas, SP: Pontes, 2001.

ORLANDI, E. [1984]. Ousar pensar e ousar se revoltar. Ideologia, marxismo, luta de classes. Décalages, v. 1, n.4, p. 01-22, jun. 2015. Disponível em: https://scholar.oxy.edu/decalages/vol1/iss4/15/. Acesso em: 30 de set. 2018.

ORLANDI, E. [1975] Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Unicamp, 2009.

ORLANDI, E. [1983]. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni Orlandi. Campinas-SP: Pontes, 1990.

PENNA, F. O ódio aos professores. Disponível em: <https://www.unifal-mg.edu.br/pibid/files/file/sextoseminario/Escola_Sem_Partido/escola_sem_partido_parte_1.pdf>. Acesso em 15 out. 2018.

PFEIFFER, C. A leitura discursiva na escola. In: Leitura na perspectiva da Análise de discurso materialista. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=B19HPuJUKAM&index=2&list=LLFIQqKrA1tl37dRu6IcKWsA&t=0s>. Acesso em: 21 de out. 2018.

RIBEIRO, D. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento; Justificando, 2017.

SOUZA, J. A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato. Rio de Janeiro : Leya, 2017.

ZOPPI-FONTANA, M. G.; FERRARI, A. J. (orgs.). Mulheres em discurso: Gênero, linguagem e ideologia. Campinas: Pontes, 2017. Vol. 1.

Downloads

Publicado

11-12-2018

Como Citar

LUNKES, F. L. Gênero e violência de gênero no espaço escolar. Travessias, Cascavel, v. 12, n. 3, p. e20900, 2018. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/20900. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

[DT] GÊNERO: REVISITANDO TEORIAS, MOVIMENTANDO ANÁLISES