Análise de propostas do ensino de poesia no livro didático Português Linguagens

Autores

Agências de fomento

Palavras-chave:

PNLD, Livro didático, Letramento poético.

Resumo

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) estabelece que o livro didático deve apresentar conteúdos para o ensino de poesia. Nesse sentido, este artigo analisa o modo como o livro Português linguagens, 6º ano, de Cereja e Magalhães (2015), apresenta propostas de atividades destinadas ao ensino de poesia na escola. A reflexão a respeito dessa temática se ancora na seguinte problematização: será que este livro, adotado por uma escola pública estadual da cidade de Araguaína-TO, de fato, apresenta sugestões de atividades por meio de textos que efetivem o letramento literário? Será que os textos poéticos contidos neste livro são, de fato, utilizados exclusivamente para o estudo das normas gramaticais, inclusive com ênfase na gramática contextualizada? A base teórica utilizada nesta análise foi composta por reflexões acerca do ensino literário de Antunes (2003), Jouve (2012), Kleiman (2012), Lajolo (2001) e Trevisan (1993). Além destes autores, seguiu os pressupostos estabelecidos pelo PNLD (BRASIL, 2016). Sob o critério da metodologia qualitativa, o livro em questão foi percebido como um material indispensável para a formação do aluno, além de ser um instrumento de orientação e de planejamento do professor. Ao analisar esse manual, verificamos que o ensino de poesia ainda se dá de maneira tradicional, considerando, em maior amplitude, os aspectos formais que os das vivências com o texto poético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens Martins da Silva, UNITINS - Universidade Estadual do Tocantins

Mestre em Letras pela PUC Goiás/GO. Doutorando em Letras pela UFT em Araguaína-TO.

Professor de Leitura e Produção Textual no Câmpus Graciosa da Unitins em Palmas/TO. Professor da educação básica pela Seduc/TO.

Eliane Cristina Testa, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Mestrado em Letras pela UEL- Universidade Estadual de Londrina (2002), Doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC/SP - 2015).

Professora de Literatura Portuguesa do Curso de Letras, da Universidade Federal do Tocantins /UFT/campus de Araguaína.

Downloads

Publicado

03-05-2019

Como Citar

DA SILVA, R. M.; TESTA, E. C. Análise de propostas do ensino de poesia no livro didático Português Linguagens. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 1, p. e22090, 2019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/22090. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

[DT] RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DA ARTE CONTEMPORÂNEA