Análise de propostas do ensino de poesia no livro didático Português Linguagens
Palavras-chave:
PNLD, Livro didático, Letramento poético.Resumo
O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) estabelece que o livro didático deve apresentar conteúdos para o ensino de poesia. Nesse sentido, este artigo analisa o modo como o livro Português linguagens, 6º ano, de Cereja e Magalhães (2015), apresenta propostas de atividades destinadas ao ensino de poesia na escola. A reflexão a respeito dessa temática se ancora na seguinte problematização: será que este livro, adotado por uma escola pública estadual da cidade de Araguaína-TO, de fato, apresenta sugestões de atividades por meio de textos que efetivem o letramento literário? Será que os textos poéticos contidos neste livro são, de fato, utilizados exclusivamente para o estudo das normas gramaticais, inclusive com ênfase na gramática contextualizada? A base teórica utilizada nesta análise foi composta por reflexões acerca do ensino literário de Antunes (2003), Jouve (2012), Kleiman (2012), Lajolo (2001) e Trevisan (1993). Além destes autores, seguiu os pressupostos estabelecidos pelo PNLD (BRASIL, 2016). Sob o critério da metodologia qualitativa, o livro em questão foi percebido como um material indispensável para a formação do aluno, além de ser um instrumento de orientação e de planejamento do professor. Ao analisar esse manual, verificamos que o ensino de poesia ainda se dá de maneira tradicional, considerando, em maior amplitude, os aspectos formais que os das vivências com o texto poético.
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