A Educação do Campo nos Simpósios Nacionais de Ensino de Física (1999-2019)
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v14i2.23491Palavras-chave:
Ensino de Física, Educação do Campo, Etnofísica, Pedagogia da Alternância, Revisão Sistemática de Literatura.Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir os resultados de uma revisão de literatura em trabalhos que estão na confluência entre o Ensino de Física e a Educação do Campo, apresentados nos Simpósios Nacionais de Ensino de Física entre 1999 e 2019. Para a revisão foi adotado o Modelo Sistemático para Pesquisas em Bancos de Dados com Acesso Livre para a Revisão Sistemática de Literatura. Os resultados mostraram que o diálogo entre o Ensino de Física e a Educação do Campo foi iniciado, mas ainda está em estágio preliminar, com relativamente poucos trabalhos publicados. O panorama da produção acadêmica analisada revela a predominância de estudos na Educação Básica, na Região Nordeste, em instituições e cursos que adotam a Pedagogia da Alternância, privilegiando a perspectiva freireana e histórico-cultural, com destaque para a Etnofísica.
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