A Educação do Campo nos Simpósios Nacionais de Ensino de Física (1999-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v14i2.23491
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ensino de Física, Educação do Campo, Etnofísica, Pedagogia da Alternância, Revisão Sistemática de Literatura.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir os resultados de uma revisão de literatura em trabalhos que estão na confluência entre o Ensino de Física e a Educação do Campo, apresentados nos Simpósios Nacionais de Ensino de Física entre 1999 e 2019. Para a revisão foi adotado o Modelo Sistemático para Pesquisas em Bancos de Dados com Acesso Livre para a Revisão Sistemática de Literatura. Os resultados mostraram que o diálogo entre o Ensino de Física e a Educação do Campo foi iniciado, mas ainda está em estágio preliminar, com relativamente poucos trabalhos publicados. O panorama da produção acadêmica analisada revela a predominância de estudos na Educação Básica, na Região Nordeste, em instituições e cursos que adotam a Pedagogia da Alternância, privilegiando a perspectiva freireana e histórico-cultural, com destaque para a Etnofísica.

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Biografia do Autor

Alexandre Leite dos Santos Silva, Universidade Federal do Piauí

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Possui Graduação em Física pela UFU. É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Atua como Professor Adjunto na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi nomeado para a função de Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (área Ciências da Natureza) para o período de outubro de 2019 a outubro de 2021. Ministra atualmente o Curso de Nivelamento de Física no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros e é professor no Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza. É líder do Grupo de Pesquisas em Ensino de Física em Contexto (PEFICO) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Educação do Campo. Está envolvido em pesquisas sobre ensino e formação de professores em Ciências e em Física.

Laura Feitosa da Rocha, Universidade Federal do Piauí

Licenciada em Educação do Campo pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física em Contexto (PEFICO) e do Grupo de Pesquisas em Ensino de Ciências e Educação do Campo. Atualmente contribui em pesquisas sobre o Ensino de Física no contexto campesino.

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Publicado

31-08-2020

Como Citar

SILVA, A. L. dos S.; ROCHA, L. F. da. A Educação do Campo nos Simpósios Nacionais de Ensino de Física (1999-2019). Travessias, Cascavel, v. 14, n. 2, p. e23491, 2020. DOI: 10.48075/rt.v14i2.23491. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/23491. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO