O coronavírus na tv: olhares para a constituição do estilo do programa Fantástico da Rede Globo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v14i3.25124
Agências de fomento

Palavras-chave:

Jornalismo de televisão, modo de endereçamento, Fantástico, coronavírus.

Resumo

Este artigo é focado na realização de uma reflexão sobre a constituição do estilo do programa Fantástico, da Rede Globo, na edição de 22 de março de 2020, que foi marcada pela ênfase na apresentação da temática do coronavírus. A edição teve mais de duas horas e meia de duração e trouxe várias reportagens especiais sobre a pandemia. Para avaliar as dinâmicas apresentadas na constituição do estilo do programa, vamos nos ancorar na ótica de modo de endereçamento. Como conclusões, cabe apontar que a edição do Fantástico analisada mantém algumas das características habituais do jornalístico, de apresentação de noticias de forma mais leve, buscando a aproximação com os espectadores, mas que também ressignificou seu estilo, buscando levar informações precisas sobre a Covid 19 aos espectadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Negrini, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Comunicação pela PUC RS. Tem pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), no programa de pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Integrante do núcleo de pesquisadores do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele).

Natália Sheikha Redü, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Pelotas. Pós Graduada em Direito Público com formação para magistério superior pela UNISUL/SC. Graduada em Jornalismo na Universidade Federal de Pelotas/RS. 

Referências

DEBORD, GUY. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

ELLSWORTH, Elizabeth. Modos de Endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Nunca fomos humanos – nos rastros do sujeito (org e trad), Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

GLOBOPLAY. Fantástico. Disponível em: https://globoplay.globo.com/fantastico/t/S15HBdHBdn/. Acesso em 25 de março de 2020.

GOMES, Itania. Questões de método na análise do telejornalismo: premissas, conceitos, operadores de análise. Revista ECompós, Porto Alegre, v.18, no. 1, p. 111-130, janeiro – abril de 2007.

MEMÓRIA GLOBO. Fantástico. Disponível em: https://memoriaglobo.globo.com/jornalismo/jornalismo-e-telejornais/fantastico/. Acesso em 24 de março de 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Disponível em: < https://coronavirus.saude.gov.br/>. Acesso em 30 de março de 2020.

REVISTA ISTO É. Disponível em: <https://istoe.com.br/coronavirus-chega-ao-brasil/>. Acesso em 30 de março de 2020.

ROCHA, Everardo; AUCAR, Bruna . Fantástico, o show da vida: televisão, convergência e consumo. Alceu (PUCRJ), v. 11, p. 43-60, 2011.

SILVA, Fernanda Maurício. Dos telejornais aos programas esportivos: gêneros televisivos e modos de endereçamento. 2005. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea). Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Salvador.

SILVA, Terezinha; BARROSO, Lívia Moreira. Modos de endereçamento em programas de rádio: o Jornal da Itatiaia. INTERCOM (SÃO PAULO. IMPRESSO), v. 41, p. 195-210, 2018.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

NEGRINI, M.; REDÜ, N. S. O coronavírus na tv: olhares para a constituição do estilo do programa Fantástico da Rede Globo. Travessias, Cascavel, v. 14, n. 3, p. e25124, 2020. DOI: 10.48075/rt.v14i3.25124. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/25124. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTE E COMUNICAÇÃO