Poesia falada: o levante das mulheres
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v14i3.25444Palavras-chave:
sarau, slam, performance poética, protagonismo feminino.Resumo
Este artigo examina o movimento da poesia falada feita por mulheres em saraus e slams, focalizando, mais especificamente, o Sarau Nosotras, que ocorre na cena literária de Porto Alegre. O interesse está em observar o evento enquanto espaço de performance poética (ZUMTHOR, 2001) fechado à participação masculina, a partir de perspectivas críticas que contemplam a virada identitária alavancada pela explosão feminista (HOLLANDA, 2018) e a emergência das representações dos sujeitos periféricos (SPIVAK, 2010; KILOMBA, 2019). Nesse contexto, pretende-se demonstrar que a intensa participação das mulheres no cenário da poesia falada, amplificada pelo universo digital (CASTELLS, 2013), põe em pauta novos agenciamentos, dando visibilidade a uma produção que desafia a tradição canônica da literatura.Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução de Vinicius Nicastro Honesco. 1. ed. Chapecó, SC: Argos, 2009.
BIROLI, Flávia e Luis Felipe MIGUEL. Gênero, raça, classe: opressões cruzadas e convergências na reprodução das desigualdades. Mediações, Londrina, PR, vol. 20, n. 2, vol. 2, p. 27-55, jul-dez, 2015.
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (Org.). Usos & abusos da história oral. 8ª edição. Rio de Janeiro, RJ: Editora FGV, 2006, p. 183-191.
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: Sobre a teoria da ação. Tradução Mariza Côrrea. 9ª edição. São Paulo, SP: Papirus Editora, 2008.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Explosão feminista: arte, cultura, política e universidade. 1ª edição. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2018.
CABAÑAS, Teresa. A poesia marginal brasileira: uma experiência da diferença. Artifara: Revista de lenguas y literaturas ibéricas y latinoamericanas, Nº. 5, p. 31-50, 2005.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 9ª edição. Belo Horizonte, MG: Editora Itatiaia, 2000.
CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Tradução Carlos Alberto Medeiros. 1ª edição. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2013.
DALCASTAGNÈ, Regina. A personagem do romance brasileiro contemporâneo: 1990-2004. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 26, p. 13-71, jul./dez. 2005.
DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura Brasileira Contemporânea: um território contestado. 1ª edição. Rio de Janeiro, RJ: Horizonte, 2012.
D’ALVA, Roberta Estrela. Um microfone na mão e uma ideia na cabeça – o poetry slam entra em cena. Synergies Brésil, São Paulo, n 9, p. 119-126, 2011.
DUARTE. Constância Lima. Feminismo: uma história a ser contada. Revista Estudos Avançados, nº 48, vol. 17,p. 151-172. . São Paulo: USP, 2003.
FERRÉZ. Terrorismo literário. In: FERRÉZ (Org.). Literatura Marginal: talentos da escrita periférica. Rio de Janeiro: Agir, 2005. p. 9-14.
FOUCAULT, M. Las palabras y las cosas. México, DF: Siglo XXI, 1999.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2011.
HERSCHMANN, Micael. O funk e o hip-hop invadem a cena. Rio de Janeiro, RJ: Editora UFRJ, 2000.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Tradução de Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
MACHADO, Bárbara Araújo. Escrevivência: a trajetória de Conceição Evaristo. História Oral, v. 17, n. 1, p. 243-265, jan./jun. 2014.
MAUSS, Marcel. A persona. In: MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo, SP: Cosac & Naify, 2003b. p. 385-389.
MOREIRA, Nadilza M. de Barros & SCHNEIDER, Liane. Mulheres no mundo – etnia, marginalidade, diáspora. João Pessoa, RN: Ideia; Editora Universitária UFPB, 2005.
EVARISTO, Conceição. Gênero e etnia: uma escre(vivência) de dupla face. In: Nadilza Martins de Barros Moreira; Eliane Schneider. (Org.). Mulheres no mundo: etnia, mar
MUZART, Zahidé. (org.) Escritoras Brasileiras do Século XIX: antologia. Florianópolis, SC: Editora Mulheres; Santa Cruz do Sul, RS: Edunisc, 1999-2009.
NASCIMENTO, Érica Peçanha do. Literatura marginal: os escritores da periferia entram em cena. 2006. 203 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.
NASCIMENTO, Érica Peçanha do. Vozes marginais na literatura. 1ª edição. Rio de Janeiro, RJ: Aeroplano, 2009.
OLIVEIRA, Rejane Pivetta de; PELLIZZARO, Tiago. Literatura e sarau: implicações políticas. Revista Abriu, 6, 2017, p. 65-83.
PRICE-STYLES, Alice. MC origins: rap and spoken word poetry. In: PRICE-STYLES, Alice. WILLIANS, Justin A. The Cambridge Companion to Hip Hop. Cambridge: Cambridge University Press, 2015, p 11-21.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Feminismos Plurais. 1ª edição. Belo Horizonte, MG: Letramento, 2017.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Tradução Sandra Regina Goulart Almeida. 2ª reimpressão. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2014.
TENNINA, L. Cuidado com os poetas! Literatura e periferia na cidade de São Paulo. 1ª edição. Porto Alegre, RS: Editora Zouk, 2017.
VAZ, Sérgio Literatura, pão e poesia. 1ª edição. São Paulo, SP: Global, 2011.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: A literatura medieval. Tradução Amálio Pinheiro, Jerusa Pires Ferreira. 2ª reimpressão. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.