EDUCAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO EM PROCESSOS IDENTITÁRIOS E O CONFLITO COM A LEI NA ADOLESCÊNCIA

Autores

  • Caroline Cristiane de Sousa
  • Fernando César Paulino-Pereira
  • Sandra Regina Soares

Palavras-chave:

Educação, Adolescência, Conflito com a lei, Identidade.

Resumo

O objetivo do trabalho foi realizar observações participativas em uma instituição que presta assistência a adolescentes em conflito com a lei, procurando compreender os processos nos quais se constituem a identidade dos mesmos, além de explorar qual era a concepção que esses indivíduos tinham acerca da criminalidade e da “lei”. Através dessas interações buscou-se identificar a visão que os mesmos possuem sobre os atos que cometeram, considerados sob a ótica do sistema vigente como infrações, e questionar o significado atribuído a esse fenômeno de acordo com o contexto em que vivem. As visitas à instituição foram efetuadas de junho de 2004 a julho de 2005. Os métodos utilizados foram a observação participante e anotações em diário de campo. Durante a pesquisa foi acompanhado um grupo de aproximadamente 10 adolescentes com a finalidade de observar e até mesmo participar das ressignificações das identidades dos mesmos em relação ao processo grupal. A análise dos dados obtidos indica que a concepção de “lei” assimilada por esses adolescentes corresponde às normas concretas determinadas pelo cotidiano.

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Biografia do Autor

Caroline Cristiane de Sousa

Psicóloga pela Uniararas. Psicóloga do Projeto Recaminhos de Combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Fernando César Paulino-Pereira

Doutor em Psicologia Social. Docente da Unimep.

Sandra Regina Soares

Mestre em Psicologia Social. Especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela USP-SP. Psicóloga do Centro de Referência da Mulher – Sumaré/SP. Coordenadora do Programa Iluminar Sumaré Cuidando das Vítimas de Violência Doméstica e Sexual de Sumaré.

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Publicado

11-12-2007

Como Citar

DE SOUSA, C. C.; PAULINO-PEREIRA, F. C.; SOARES, S. R. EDUCAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO EM PROCESSOS IDENTITÁRIOS E O CONFLITO COM A LEI NA ADOLESCÊNCIA. Travessias, Cascavel, v. 1, n. 1, p. e2775, 2007. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2775. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO