FORMAS DE ACOMPANHAMENTO ESCOLAR QUE PREDISPÕEM AO
Palavras-chave:
Desigualdades sociais, Estratégias escolares, Classes populares.Resumo
O presente artigo aborda os resultados de uma investigação que objetiva
descrever e interpretar as formas de acompanhamento escolar utilizadas por famílias de
classes populares que apresentam êxito escolar relativo. O referente empírico foi
construído a partir de alunos de uma escola pública da cidade de Blumenau, SC,
enquadrados nas classes populares por meio do cruzamento de três índices: capital
econômico, capital cultural e capital social. As formas de acompanhamento operadas pelas
famílias relacionam-se à supervisão das tarefas transmitidas pelos professores aos filhos,
apelo à solidariedade entre eles, estreito relacionamento com os profissionais da escola,
entre outros. Desvendar os mecanismos encontrados pelas classes populares para atingir o
êxito escolar é colaborar para o aumento da eficácia global do trabalho pedagógico, visto
que, uma vez sistematizados e socializados, estes conhecimentos contribuirão para a
redução das desigualdades escolares.
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