FORMAS DE ACOMPANHAMENTO ESCOLAR QUE PREDISPÕEM AO

Autores

  • Franciele Otto

Palavras-chave:

Desigualdades sociais, Estratégias escolares, Classes populares.

Resumo

O presente artigo aborda os resultados de uma investigação que objetiva

descrever e interpretar as formas de acompanhamento escolar utilizadas por famílias de

classes populares que apresentam êxito escolar relativo. O referente empírico foi

construído a partir de alunos de uma escola pública da cidade de Blumenau, SC,

enquadrados nas classes populares por meio do cruzamento de três índices: capital

econômico, capital cultural e capital social. As formas de acompanhamento operadas pelas

famílias relacionam-se à supervisão das tarefas transmitidas pelos professores aos filhos,

apelo à solidariedade entre eles, estreito relacionamento com os profissionais da escola,

entre outros. Desvendar os mecanismos encontrados pelas classes populares para atingir o

êxito escolar é colaborar para o aumento da eficácia global do trabalho pedagógico, visto

que, uma vez sistematizados e socializados, estes conhecimentos contribuirão para a

redução das desigualdades escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-12-2007

Como Citar

OTTO, F. FORMAS DE ACOMPANHAMENTO ESCOLAR QUE PREDISPÕEM AO. Travessias, Cascavel, v. 1, n. 1, p. e2780, 2007. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2780. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO