Educação em tempos de pandemia:
ensino remoto pela visão docente nos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo na Universidade Franciscana
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v15i3.27833Palavras-chave:
Pandemia, Comunicação Social, Ensino, AdaptaçãoResumo
Inserido no tema de ensino em tempos de pandemia, este é um estudo bibliográfico exploratório da Comunicação Social que foi desenvolvido na Universidade Franciscana e aplicado diretamente ao corpo docente dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo com o objetivo geral de compreender os impactos do Ensino Remoto – adotado pela instituição – nas suas metodologias e dinâmicas tradicionais. Para coleta de informações, um questionário via Google Forms foi elaborado a partir de dois diferentes grupos de autores como base teórica: Moreira, Henriques e Barros (2020) e Petermann et al (2020). Da interpretação de seus trabalhos, adaptamos 3 seções de questões em nosso estudo: 1) questões sobre os planejamentos docentes; 2) questões sobre as tecnologias utilizadas no ensino remoto; e 3) uma avaliação conduzida ao docente para refletir sobre sua adaptação ao formato. O questionário foi enviado a um total de 20 docentes divididos entre os cursos e, positivamente, obteve-se o número máximo das respostas. Como resultados, pudemos compreender o panorama de Ensino Remoto pela Comunicação Social na Universidade Franciscana: um corpo docente adaptado e seguro para lecionar neste modelo – mesmo apesar das adversidades encontradas – reconhecendo as mudanças tecnológicas e metodológicas desse cenário como oportunidades para “hibridizar” o ensino (mesmo no futuro, após a pandemia) ressignificando a aprendizagem com as tecnologias contemporâneas da Era Digital e da Informação e da Comunicação.
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