REVISITANDO A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO E DA PROFISSÃO NO
Palavras-chave:
Formação docente, Educação na floresta, Imaginário social.Resumo
Os fios que conduzem à história perpassam toda uma trama de vivencias e
errâncias de saberes e práticas construídas e em construção. Nas cabeceiras dos rios
acreanos os professores são cotidianamente desafiados a articular os saberes da formação
com a realidade da sala de aula. Oriundos da cidade os jovens professores que encaram a
docência nas comunidades ribeirinhas de Mâncio Lima-Ac, deparam-se com situações em
que os alunos manifestam desejos de saber para além das margens dos rios, além do
horizonte das verdes matas. Desenvoltos nos afazeres da tradição (plantar, colher, caçar,
pescar) intrigam seus professores quando manifestam dificuldades na aprendizagem da
leitura e escrita. Utilizando-nos do aporte metodológico da entrevista semi-estruturada e da
observação do lugar enquanto moradora natural da região, foi possível acessar algumas
formas de pensar e do fazer docente destes professores bem como dos motivos que os
levam a estes lugares longínquos dos centros urbanos. Dessa forma, pretende-se neste
texto reconstruir percursos e compreender as tramas da história de formação e da profissão
no interior da floresta acreana.
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