UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA

Autores

  • Reginaldo Neto Naciemento

Palavras-chave:

Inglês, Ensino, Interdisciplinaridade.

Resumo

Este artigo esboça uma proposta metodológica para o ensino de língua inglesa no Ensino Médio das escolas públicas estaduais sob uma abordagem comunicativa interdisciplinar, interativa e contextual. A partir da fundamentação teórica sulcada por Chomsky ( 1996) Hymes (1991) e amparada pela LDB ( Lei de Diretrizes e Bases )Lei 9495/96 para a Educação, descreve-se a diferença entre os conceitos aquisição e aprendizado de uma língua estrangeira e examinam-se as principais dificuldades que permeiam a prática docente de língua inglesa no Brasil e as possíveis causas da resistência obstrutiva ao aprendizado de uma segunda língua. O estudo aponta para uma proposta metodológica aplicada em campo cuja prática tem otimizado o desempenho docente e discente. A proposta sugere que os procedimentos expositivos de preceitos sintáticos sejam substituídos por conteúdos comunicativos lúdicos e ou pertinentes à realidade cotidiana discente por meio dos quais, a princípio, tais regras lingüísticas assimilar-se-iam apenas inferencialmente, elevando assim a auto-estima dos alunos e desenvolvendo a habilidade lingüística através de estratégias lúdicas, contextualizadas e interdisciplinares. Culmina-se o estudo com a apresentação de exemplos didáticos baseados temas oriundos do cotidiano iconizados no léxico e em sua extensão semântica. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa que tem como objetivo principal viabilizar condições favoráveis para um efetivo aprendizado e capacitação interpretativa global para o crescimento intelectual e social do homem como um todo.

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Publicado

11-12-2007

Como Citar

NETO NACIEMENTO, R. UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA. Travessias, Cascavel, v. 1, n. 1, p. e2796, 2007. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2796. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO