Identidade discursiva e identidade cultural nas cantigas do congado mineiro
a identidade enunciada
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v16i1.28500Palavras-chave:
identidade cultural, contrato comunicacional, congado, SemiolinguísticaResumo
Este trabalho discute a construção da identidade cultural de grupos de congado a partir de uma análise das cantigas de congado do centro-oeste mineiro por meio do aporte teórico da teoria semiolinguística de Charaudeau (2021, 2008, 2006, [2005a] 2021, [2005b] 2021, 2004). Para tanto, recorremos aos conceitos de contrato comunicacional, competências linguísticas e imaginários sociodiscursivos. Como uma teoria que dialoga com outras, conciliamos a abordagem semiolinguística com os conceitos de identidade, de Bauman (2005, 2003) e identidade cultural, de Hall (2012, 2006, 2003). Para abordar aspectos relacionados ao congado, recorremos aos trabalhos de autores como Mello e Souza (2002), Schechner (2012) e Silva (2010). Na perspectiva deste trabalho, a identidade cultural dos grupos de congado se constitui a partir da enunciação operada por esses grupos no âmbito de um papel social coletivo que desempenham durante as festividades do congado, evidenciando que a identidade é circunstancial, dada pela situação comunicacional em que esses grupos se encontram e nos quais enunciam sua identidade de congadeiro. Para efetivar esse processo identitário, o sujeito congadeiro mobiliza um conjunto de imaginários, na forma de saberes compartilhados pelo grupo, por meio dos quais representa a si mesmo, o grupo e também o reinado com seus respectivos rituais.
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