Educação e COVID-19
o ensino remoto na perspectiva discente de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo da Universidade Franciscana
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v16i3.29504Palavras-chave:
Comunicação, Ensino Remoto, PandemiaResumo
Implantado durante a pandemia da Covid-19, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) se tornou um assunto recorrente entre discentes e docentes de diversas instituições de ensino. Este é um estudo de caso da Comunicação Social que foi desenvolvido na Universidade Franciscana (UFN) de Santa Maria (RS) e aplicado ao grupo de discentes dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo com o objetivo de compreender a aprendizagem no ERE pela visão acadêmica. Para a coleta de informações, um questionário via Google Forms foi desenvolvido e adaptado de Petermann et al. (2020) e Moreira, Henriques e Barros (2020). O questionário foi dividido em três seções para o estudo: 1) perguntas sobre o planejamento e organização dos discentes; 2) perguntas sobre as tecnologias e recursos adotados no ERE; 3) avaliação geral conduzida de como sentiram/consideraram seu processo de aprendizagem no modelo adotado. Esta investigação nos levou a compreender a perspectiva discente em relação ao Ensino Remoto Emergencial na Universidade Franciscana: um grupo discente que se adaptou – mesmo diante de adversidades – mas não gostaria de atuar novamente no modelo adotado.
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