O professor da escola como coformador dos bolsistas de Iniciação à Docência no Pibid

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i3.29570

Palavras-chave:

Formação de professores, Pibid, Política pública educacional

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma política pública educacional, sendo um de seus intuitos incentivar o protagonismo dos professores das escolas na formação inicial de estudantes de licenciatura. Considerando que ter o acompanhamento de um professor supervisor é relevante para o desenvolvimento profissional de colegas ingressantes na docência (MALDEREZ, 2001; INGERSOLL; SMITH, 2004; MANN; TANG, 2012; CLARKE et al., 2014), este trabalho objetiva analisar o que os Pibidianos, os estudantes de licenciatura do Programa, relatam acerca do papel do professor supervisor, que é o professor da educação básica, como coformador. Para isso, foi criado um questionário eletrônico, enviado aos coordenadores do Pibid de todo o Brasil para que os Pibidianos pudessem respondê-lo. Houve um total de 1.051 respostas ao questionário. Os entrevistados responderam a uma afirmação na qual deveriam avaliar, com base na escala Likert, se o professor supervisor tem um papel importante como seu coformador, além de poder tecer comentários facultativos sobre as suas respostas. Os resultados indicam que os respondentes desta pesquisa consideram que o professor das escolas públicas têm papel central na sua formação docente devido aos seguintes aspectos: (1) sua presença constante e seu envolvimento no planejamento das aulas; (2) construção colaborativa da formação entre supervisor e Pibidiano; (3) aproximação entre teoria e prática nas atividades docentes; (4) diminuição das angústias e medos e suporte emocional oferecidos pelo supervisor; e (5) compreensão dos estudantes da educação básica como sujeitos que também contribuem para a formação docente.

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Biografia do Autor

Paula Cortezi Schefer Cardoso Schardong, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)

Doutora em Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021). É mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2016). Possui graduação em Letras, habilitação em Língua Inglesa, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Seus principais interesses de pesquisa são: formação de professores, materiais didáticos, ensino e aprendizagem de português e inglês como línguas maternas e adicionais, bilinguismo, e ensino de línguas para fins específicos/acadêmicos. 

Ana Paula Seixas Vial, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Linguística Aplicada no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestra (2017) e licenciada em Letras - Português e Inglês (2015) pela mesma instituição. Professora concursada de língua inglesa na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RS) desde 2016. Tem interesse nas seguintes áreas de pesquisa: formação de professores, ensino de línguas, materiais didáticos.

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Publicado

19-12-2022

Como Citar

SCHARDONG, P. C. S. C.; VIAL, A. P. S. O professor da escola como coformador dos bolsistas de Iniciação à Docência no Pibid. Travessias, Cascavel, v. 16, n. 3, p. e29570, 2022. DOI: 10.48075/rt.v16i3.29570. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/29570. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO