O professor da escola como coformador dos bolsistas de Iniciação à Docência no Pibid
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v16i3.29570Palavras-chave:
Formação de professores, Pibid, Política pública educacionalResumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma política pública educacional, sendo um de seus intuitos incentivar o protagonismo dos professores das escolas na formação inicial de estudantes de licenciatura. Considerando que ter o acompanhamento de um professor supervisor é relevante para o desenvolvimento profissional de colegas ingressantes na docência (MALDEREZ, 2001; INGERSOLL; SMITH, 2004; MANN; TANG, 2012; CLARKE et al., 2014), este trabalho objetiva analisar o que os Pibidianos, os estudantes de licenciatura do Programa, relatam acerca do papel do professor supervisor, que é o professor da educação básica, como coformador. Para isso, foi criado um questionário eletrônico, enviado aos coordenadores do Pibid de todo o Brasil para que os Pibidianos pudessem respondê-lo. Houve um total de 1.051 respostas ao questionário. Os entrevistados responderam a uma afirmação na qual deveriam avaliar, com base na escala Likert, se o professor supervisor tem um papel importante como seu coformador, além de poder tecer comentários facultativos sobre as suas respostas. Os resultados indicam que os respondentes desta pesquisa consideram que o professor das escolas públicas têm papel central na sua formação docente devido aos seguintes aspectos: (1) sua presença constante e seu envolvimento no planejamento das aulas; (2) construção colaborativa da formação entre supervisor e Pibidiano; (3) aproximação entre teoria e prática nas atividades docentes; (4) diminuição das angústias e medos e suporte emocional oferecidos pelo supervisor; e (5) compreensão dos estudantes da educação básica como sujeitos que também contribuem para a formação docente.
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