Álvaro de Campos e seu imaginário futurista

mitologia da sociedade de consumo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i3.29627

Palavras-chave:

Imaginário, Literatura, Artes, Futurismo

Resumo

Tomando por método a mitodologia proposta por Durand (1982), o artigo realiza a mitocrítica e mitanálise do imaginário futurista no poema “Ao volante do Chevrolet pela estrada de Sintra”, de Álvaro de Campos (Pessoa, 1993). O objetivo é demonstrar a atualidade da poética campista no século XXI, quando a tecnologia continua a impulsionar os signos da estrada e da viagem como predições das transformações humanas ocasionadas pela urbanização e velocidade que advêm do mundo das máquinas. Dentre as vanguardas do início do século XX, o futurismo anuncia o nascimento da sociedade de consumo tomando como símbolo o automóvel, de modo que a poética pessoana representa seu aparelhamento com a emergente indústria da publicidade, do branding e do marketing como forma de encantamento das sociedades para a experiência automobilística. A metodologia proposta por Durand (1989) estrutura antropologicamente a interpretação do sentimento modernista frente às transformações históricas que viriam a alterar a relação dos seres humanos com a natureza, os objetos e a cultura. A comparação entre a poética desse heterônimo de Fernando Pessoa, suas intertextualidades literárias e o movimento liderado por Marinetti (1909) nas artes visuais demonstra a acuidade dos futuristas ao imaginarem a realidade dos centros urbanos no século vindouro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Fernanda Gonçalves, Universidade Aberta (UAb)

Mestranda em Estudos Comparados: Literatura e Outras Artes pela Universidade Aberta (UAb) Portugal.

Especialista em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP).

Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (Unesp).

Isabel Maria de Barros Dias, Universidade Aberta (UAb)

Possui doutorado em - pela Universidade Aberta(2001). Atualmente é Prof. Aux. da Universidade Aberta. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Outras Literaturas Vernáculas.

Referências

ARAÚJO, Alberto Filipe; ALMEIDA, Rogério. Fundamentos metodológicos do imaginário: mitocrítica e mitanálise. Téssera, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 18-42, 2018. https://doi.org/10.14393/TES-V1n1-2018-2

BALLA, Giacomo. Velocità d'automobile (Velocità n. 1). [Pintura] Mart, Museo di arte moderna e contemporanea di Trento e Rovereto, Itália, 1913. https://artsandculture.google.com/asset/velocit%C3%A0-d-automobile-velocit%C3%A0-n-1-giacomo-balla/sgEDK_-yQ4pkhA

BAUDELAIRE, Charles. A invenção da modernidade (Sobre arte, literatura e música). Tradução de Pedro Tamen. Lisboa: Relógio D’Água, 2006.

BAUDRILLARD, Jean. The Consumer Society: Myths and Structures. London: Sage, 2016.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: A transformação das pessoas em mercadoria. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BAZUÁ, Hugo Francisco; MARSHALL, Francisco. En torno a l’imaginaire: entrevista al filósofo del imaginaire Jean-Jacques Wunenburger. Anos 90, v. 14, n. 26, p. 217-224, 2007. https://doi.org/10.22456/1983-201X.5397

BERTIN, Georges. Pour l'Imaginaire, principes et méthodes. Esprit critique, v. 4, n. 2, fev. 2002. https://www.espritcritique.org/0402/article2.html

CARRÀ, Carlo. Jolts of a cab. [Pintura]. The Museum of Modern Art. New York, NY, USA, 1911. https://www.moma.org/collection/works/80471

CARVALHO, Rogério Gonçalves de. (2021). Mitohermenêutica de filmes hollywoodianos de acordo com o imaginário de Gilbert Durand. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia, v. 6, n. 1, p. e-175852. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.175852

CASAITALIANANYU (2014, Februrary 25). The international impact of futurism: Absorptions, Assimilations, Adaptations [Video file]. YouTube. https://youtu.be/JS-f_99cf1w

CASSIGOLI, Rossana. Poética, morada y exilio: en torno a Gaston Bachelard. In: SOLARES, Blanca. Gaston Bachelard y la vida de las imágenes. Cuenavaca: UNAM, Centro Regional de Investigaciones Multidisciplinarias, 2009. p. 59-88.

DURAND, Gibert. A imaginação simbólica. Lisboa: Arcádia, 1979.

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. Lisboa: Presença, 1989.

DURAND, Gilbert. Introduction à la Mythodologie: Mythes et Sociétés. Paris: Albin Michel, 2000.

DURAND, Gilbert. Mito, símbolo e mitodologia. Lisboa: Presença, 1982.

BORBA, Camile Fernandes; JARDIM, Jéssica Cristina. Tradução do ensaio “Passo a passo mitocrítico”, de Gilbert Durand. Revista Ao Pé da Letra, v. 14, n. 2, p. 129-147, 2012. https://periodicos.ufpe.br/revistas/pedaletra/article/view/231802

GIL DE BIEDMA, Jaime. Poesía y Prosa. 1. ed. Barcelona: Galaxia Gutenberg, S. L., 2010.

GODINHO, Helder. Na morte de Gilbert Durand. Cadernos do Ceil, v. 2, n. 2, p. 4-6, dez. 2012. https://ielt.fcsh.unl.pt/wp-content/uploads/2018/03/ciencia-e-imaginario-numero-2-dezembro-2012.pdf

KIMES, Beverly Rae; ACKERSON, Robert C. Chevrolet: A history from 1911. Automobile Quarterly, 1986.

LAPOUJADE, María Noel. Mito e imaginación a partir de la poética de Gaston Bachelard. In: SOLARES, Blanca. Gaston Bachelard y la vida de las imágenes. Cuenavaca: UNAM, Centro Regional de Investigaciones Multidisciplinarias, 2009. p. 33-58.

LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: Ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

MAFFESOLI, Michel. Michel Maffesoli: o imaginário é uma realidade. Revista Famecos, v. 8, n. 15, p. 74-82, 2001. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2001.15.3123

MALRAUX, André. O museu imaginário. Tradução de Isabel Saint-Aubin. Lisboa: Edições 70, 2011.

MARINETTI, Filippo Tommaso. Manifeste du futurisme: (Publié par le "Figaro" le 20 Février 1909), 1909. https://collections.library.yale.edu/catalog/10501294

MITCHELL, William John Thomas. Iconology: Image, Text, Ideology. Chicago: The University of Chicago Press, 1986.

TAVARES, Frederico. Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário. Signos Do Consumo, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 1-12, jan./jun. 2022. https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/193997

PESSOA, Fernando. Carta a Adolfo Casais Monteiro. Casa Fernando Pessoa, 1935. https://www.casafernandopessoa.pt/pt/fernando-pessoa/textos/heteronimia

PESSOA, Fernando. Correspondência 1905-1922. Lisboa: Assírio & Alvim, 1999.

PESSOA, Fernando. Poesia completa de Álvaro de Campos. Nostrum, 2014.

PESSOA, Fernando. Poesias de Álvaro de Campos. São Paulo: Ática, 1993. http://arquivopessoa.net/typographia/textos/arquivopessoa-4422.pdf

PESSOA, Fernando. Teoria da Heteronímia. Lisboa: Assírio & Alvim, 2012.

PRAZ, Mario. Mnemosyne: El paralelismo entre la literatura y las artes visuales. Madrid: Taurus, 1979.

RUSSOLO, Luigi. Automobile in corsa. [Painting]. Centre Pompidou, 1912-1913. https://www.centrepompidou.fr/en/ressources/oeuvre/AIByhep

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: Técnica e tempo, Razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2006.

VAN EERSEL, Patrice. Le retour des dieux. Nouvelle Clés [S. l.], 2001.

Downloads

Publicado

19-12-2022

Como Citar

GONÇALVES, K. F.; DIAS, I. M. de B. Álvaro de Campos e seu imaginário futurista: mitologia da sociedade de consumo. Travessias, Cascavel, v. 16, n. 3, p. e29627, 2022. DOI: 10.48075/rt.v16i3.29627. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/29627. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

ENSAIOS E TEMAS INTERDISCIPLINARES