Lavoura Arcaica
prenúncios trágicos no romance e no filme
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v16i3.29772Palavras-chave:
Lavoura Arcaica, romance, filme, trágicoResumo
Lavoura Arcaica (1975), de Raduan Nassar, é um texto que desponta, no âmbito da literatura brasileira contemporânea, não apenas em virtude do universo temático abordado, mas também pelo modo como a linguagem, poeticamente elaborada, destoa do espectro geral da produção dos anos 70, cujo emprego linguístico é, preponderantemente, mais referencial. O presente estudo, portanto, busca pensar o modo como o elemento trágico, cujo desfecho se materializa na morte de Ana, ascende tanto no intercurso de um narrador epilético, em sua essência, no caso do romance, quanto no uso de uma câmera subjetiva que singulariza e particulariza imagens, caso do filme homólogo, de 2001, dirigido por Luiz Fernando Carvalho. Para tanto, serão utilizados textos que versem sobre o trágico, em especial o estudo de Pasolini, no que diz respeito à câmera subjetiva indireta livre.
Downloads
Referências
ABATI, Hugo Marcelo Fuzeti. Da Lavoura Arcaica: fortuna crítica, análise e interpretação da obra de Raduan Nassar. 1999. 188 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1999.
ANDRADE, Émile Cardoso. A representação do trágico na literatura latino-americana pós-45. 2006. 93 f.
Dissertação (Mestrado em Teoria Literária)- Faculdade de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
ARISTÓTELES. A Poética clássica. São Paulo: Cultrix, 1997.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2006.
CAMPOS, Haroldo. Verso, reverso e contraverso. São Paulo: Perspectiva, 2009.
FREUD, Sigmund. Totem e tabu. São Paulo: Penguin, 2013.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método. Petrópolis: Vozes, 1999.
MACHADO, Roberto. O nascimento do trágico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
NASSAR, Raduan. Lavoura Arcaica. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia ou Helenismo e pessimismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
PEDROLO, Fabiana Macedo Domingos. O olhar através: o uso da câmera subjetiva indireta livre no cinema contemporâneo. Travessias, v. 15, n. 2, p. 55-64, 2021.
SPOZI, Peter. Ensaio sobre o trágico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
WILLIAMS, Raymond. Tragédia Moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.