Teatro virtual em tempos pandêmicos
um olhar sobre o futuro do espectador
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v16i3.30085Palavras-chave:
Teatro, Pandemia, Virtual, espectadorResumo
Este trabalho busca traçar as características do que seria a nova linguagem artística do teatro dentro do ambiente virtual, considerando as limitações técnicas deste espaço e de que maneiras essa linguagem artística se diferencia das obras audiovisuais e do próprio teatro presencial. A metodologia consiste na observação de duas propostas de encenações de peças que eram realizadas presencialmente antes da pandemia de COVID-19 e que foram adaptadas para a internet de diferentes formas entre 2020 e 2021. As análises destes espetáculos se juntam a fala de pesquisadores e artistas que discorrem sobre o movimento do teatro na internet, tanto do período pré-pandêmico quanto falas que acontecem durante esse momento. A partir disso, aprofunda-se a análise sobre a figura do ciberespectador e qual o seu papel nesta nova linguagem cênica. Levando em consideração esses elementos, a pesquisa procura por caminhos possíveis para o desenvolvimento posterior desta linguagem, considerando-a como uma forma válida de expressão cênica e permitindo-se vislumbrar as oportunidades de criação e divulgação que se abrem pelo ciberespaço.
Downloads
Referências
A GAMBIARRA no Teatro (e nas experiências realizadas durante a pandemia). Realização de Centro Cultural Casa Vermelha. Florianópolis, 2020. (122 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GowVHqoZRQg. Acesso em: 18 mar. 2021.
BASTOS, Márcio. “A pandemia revelou o poder do convívio”: diretor do instituto de artes do espetáculo da universidade de Buenos Aires, Jorge Dubatti reflete sobre as diferentes formas de fruição da arte teatral a partir do isolamento social. Continente, Recife, ed. 240,dez. 2020. Disponível em: https://revistacontinente.com.br/edicoes/240/ra-pandemia-revelou-o-poder-do-convivior. Acesso em: 18 jan. 2021.
BUARQUE, Milena; NUNES, William. Papo de coxia Sobre a não saudade do palco. 2021. Disponível em: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/papo-coxia sobre-saudadepalco. Acesso em: 27 maio 2021.
COMPARTILHANDO Processos Remotos. Realização de Centro Cultural Casa Vermelha. Florianópolis, 2020. (116 min.), Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_MQhpfxN5V0. Acesso em: 16 mar. 2021.
DUBATTI, Jorge. Convivio y tecnovivio: el teatro entre infancia y babelismo. Revista Colombiana de las Artes Escénicas, 9, 44-54. 2015.
LEVY, Pièrre. Cibercultura. 6. ed. São Paulo: Editora 34, 1999. 264 p. Tradução: Carlos Irineu da Costa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.