A mulher “executiva” e o homem “do lar” em textos/discursos (re)produzidos pela mídia brasileira
(re)significações culturais?
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v17i2.30715Palavras-chave:
semiótica do discurso, mídia, mulher “executiva”, homem “do lar”Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar como as figuras mulher “executiva” e homem “do lar” são (re)produzidas em textos/discursos da mídia brasileira. Fundamentado na Semiótica do Discurso, com ênfase na operacionalização do conceito de ator, explorado junto às noções de práxis enunciativa, forma de vida e imaginário cultural, o artigo organiza, sintetiza e discute os resultados de duas pesquisas, ambas voltadas à compreensão de transformações socioculturais em curso. A análise destaca, na constituição do ator mulher “executiva”, o acúmulo de papéis temáticos, visto que a figura feminina referendada é profissional bem-sucedida, mãe exemplar, esposa dedicada e mulher bem cuidada. Ela é, em outras palavras, a figura mítica da “supermulher”, fruto do conflito entre algumas rupturas e outras tantas permanências. Na constituição do ator homem “do lar”, ao contrário, a dispersão de papéis temáticos, visto que a figura masculina referendada é tão somente pai, um pai que, na condição de desempregado, profissional liberal ou autônomo, cuida dos filhos em tempo integral, atuando como uma espécie de substituto da esposa/mãe enquanto ela trabalha no mercado formal. Não se trata, portanto, nem de “inversão” nem de “reconfiguração” de papéis, práticas e formas de vida, mas de ajustes pontuais que apenas desestabilizam, sem, todavia, romper, os velhos estereótipos em torno do “ser homem” e “ser mulher”.
Downloads
Referências
BARROS, D. L. P. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. 3. ed. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2002.
BERTRAND, D. Caminhos da semiótica literária. Tradução de Ivã Carlos Lopes et al. Bauru: EDUSC, 2003.
BORBA, F. (org.). Dicionário UNESP do Português Contemporâneo. Curitiba: Piá, 2011.
BRASIL. Sistema Nacional de Informações de Gênero (SNIG). Estatísticas de Gênero: uma análise dos resultados do Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2014. (Série Estudos & Pesquisas: Informação Demográfica e Socioeconômica, n. 33). Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv88941.pdf. Acesso em: 28 fev. 2016.
D’ÁVILA, S. M. G. Cotidiano e relações de gênero em famílias de mulheres provedoras. 2008. 218 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza (CE), 2008. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11782. Acesso em: 04 abr. 2016.
FIORIN, J. L. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Ática, 2010.
FIORIN, J. L. Da necessidade de distinção entre texto e discurso. In: BRAIT, B.; SOUZA-E-SILVA, M. C. (Orgs.). Texto ou discurso? São Paulo: Contexto, 2012, p.145-165.
FONTANILLE, J. Sémiotique et littérature. Essais de méthode. Paris: PUF, 1999.
FONTANILLE, J. Semiótica do Discurso. Tradução de Jean Cristtus Portela. São Paulo: Contexto, 2007.
FONTANILLE, J. Médias, regimes de croyanceet formes de vie. In: OLIVEIRA, A. C. (org.). As interações sensíveis: ensaios de sociossemióticaa partir da obra de Eric Landowski. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2013, p. 131-148.
FONTANILLE, J. Formes de vie. Liège: PUL, 2015. (Collection Sigilla, n.3)
GOLDENBERG, M. (org). Os novos desejos: das academias de musculação às agências de encontros. Rio de Janeiro: Record, 2000.
GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de Semiótica. Tradução de Alceu Dias Lima et al. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
GREIMAS, A. J.; FONTANILLE, J. Semiótica das Paixões: dos estados de coisas aos estados de alma. Tradução de Maria José Rodrigues Coracini. São Paulo: Ática, 1993.
HOMENS DO LAR: Jefferson lava, passa e cozinha todos os dias. Encontro com Fátima Bernardes. Rio de Janeiro: Rede Globo, 10 de março, 2017. Programa de TV. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/5714055/. Acesso em: 03 jan. 2018.
HOMENS DO LAR: Paulo cuida das crianças enquanto a mulher trabalha fora. Encontro com Fátima Bernardes. Rio de Janeiro: Rede Globo, 29 de março, 2017. Programa de TV Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/5761170/. Acesso em: 03 jan. 2018.
HOMENS DO LAR: Cássio passa boa parte do tempo cuidando do filho Thomaz. Encontro com Fátima Bernardes. Rio de Janeiro: Rede Globo, 29 de maio, 2017. Programa de TV. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/5901714/. Acesso em: 03 jan. 2018.
LIPOVETSKY, G. A terceira mulher: permanência e revolução do feminino. Tradução de Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1ª reimpressão, 2007.
MONTENEGRO, C. Homem ainda não existe: compartilhando reflexões para que ele exista. Rio de Janeiro: Editora Torre, 2011.
NASCIMENTO, E. M. F. S. Imaginário cultural e persuasão em textos publicitários. In: CORTINA, A.; MARCHEZAN, R. C. Razões e sensibilidade: a semiótica em foco. Araraquara: Laboratório Editorial/FCL/UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2004, p. 191-202.
RAMIRO, D. As Rainhas da Ambev. Mercado: Mulheres. VOCÊ S/A, edição n. 152, p. 42-46, fev. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.