A inserção da língua adicional no Ensino Fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v17i2.30801Palavras-chave:
língua adicional, formação acadêmica, ensino fundamental IResumo
As reflexões apresentadas neste estudo buscam instigar as instituições de ensino superior a repensar o Projeto Político Pedagógico dos Cursos de Letras e Pedagogia. Portanto, com base em uma metodologia documental e interpretativista, pretende-se responder a duas questões: 1) O Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel contempla o ensino de língua adicional no Ensino Fundamental I? 2) Os Cursos de Letras e Pedagogia formam o docente para atuar com a língua adicional no Ensino Fundamental I? Na tentativa de responder a essas perguntas, buscou-se nos estudos realizados por Sabadin (2006), e por meio de uma busca documental, analisar os documentos oficiais norteadores do ensino da língua adicional. Esta investigação se justifica pela necessidade da compreensão dos documentos oficiais no que se refere ao ensino da língua adicional, e de que forma esse ensino é contemplado no Currículo Municipal de Cascavel e como ocorre a capacitação dos docentes que atuam nessa área. Os resultados apontam que apenas a formação acadêmica não consegue atender a todos os desafios que os futuros docentes enfrentarão em sua prática pedagógica, assim como, as orientações da BNCC (Brasil, 2018) carecem de algumas explicações teóricas acerca de conceitos que envolvem a área de língua adicional, além de direcionamentos curriculares para as línguas adicionais diferentes ao inglês, o que demanda uma formação docente sólida para preencher as lacunas encontradas.
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