Navegantes que procuram por novos mundos
oficinas de escrita criativa
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v17i2.31162Palavras-chave:
Escrita;, Dialogismo, Ensino MédioResumo
As dificuldades relatadas por estudantes do Ensino Médio ao produzirem textos escritos têm sido frequentes, principalmente no contexto atual, pós-pandemia. Assim, considerando o percurso das pesquisadoras acerca do componente curricular de Língua Portuguesa, apresentamos um relato de experiência sobre oficinas de escrita criativa desenvolvidas com o objetivo de despertar o potencial de escrita autoral de alunos do Ensino Médio de uma escola pública em Águas Lindas - GO. A fim de gerar dados que demonstram a percepção dos alunos participantes em relação às aulas de Produção Textual, foi aplicado um questionário via Google Forms. O perfil desta investigação parte da concepção de linguagem como produto sócio-histórico, que se apoia em três conceitos basilares da teoria Bakhtiniana: enunciação, gêneros do discurso e dialogismo, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que delimita a necessidade de valorizar práticas pedagógicas literárias com o propósito de despertar o senso estético, o encantamento imaginativo e criativo dos estudantes, possibilitando-lhes novas experiências, conforme mostram os resultados parciais. De forma poética, relacionamos o projeto a trechos extraídos do capítulo do livro A Alegria de Ensinar (1994), do célebre educador Rubem Alves.
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