A questão racial no ballet clássico da cidade de campos dos Goytacazes/RJ
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v17i2.31191Palavras-chave:
Ballet Clássico, Racismo, Campos dos Goytacazes/RJResumo
O presente artigo trata-se de um recorte de uma dissertação de mestrado inserida no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). É um estudo que trata da presença do corpo negro no ballet clássico. O mesmo tem como objetivo geral verificar a percepção dos/as bailarinos/as negros/as que atuam na área do ballet clássico sobre os efeitos do racismo estrutural nesta arte, tendo como destaque de análise a cidade Campos dos Goytacazes/RJ. A metodologia utilizada é de caráter descritiva e utilizou uma abordagem qualitativa. A técnica de amostragem utilizada foi a não probabilística denominada Bola de Neve (Vinuto, 2014). Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os/as bailarinos/as negros/as residentes na cidade. Os dados foram analisados a partir da técnica de pesquisa Análise de Conteúdo defendida por Bardin (1977). Como principais resultados, percebemos que a maior parte dos bailarinos/as acredita na existência do racismo no ballet clássico da cidade em questão e enxergam este fenômeno, principalmente, através da pouca presença de alunos/as e professores/as de ballet clássico negros na cidade. Como considerações finais, concluímos que os/as bailarinos/as negros da cidade enxergam o racismo no ballet clássico local de variadas formas. Além disso, as autoras destacam a necessidade da produção de mais pesquisas nesta área, visando contribuir cada vez mais com a luta antirracista no ballet clássico.
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