A questão racial no ballet clássico da cidade de campos dos Goytacazes/RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i2.31191
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001

Palavras-chave:

Ballet Clássico, Racismo, Campos dos Goytacazes/RJ

Resumo

O presente artigo trata-se de um recorte de uma dissertação de mestrado inserida no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). É um estudo que trata da presença do corpo negro no ballet clássico. O mesmo tem como objetivo geral verificar a percepção dos/as bailarinos/as negros/as que atuam na área do ballet clássico sobre os efeitos do racismo estrutural nesta arte, tendo como destaque de análise a cidade Campos dos Goytacazes/RJ. A metodologia utilizada é de caráter descritiva e utilizou uma abordagem qualitativa. A técnica de amostragem utilizada foi a não probabilística denominada Bola de Neve (Vinuto, 2014). Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os/as bailarinos/as negros/as residentes na cidade. Os dados foram analisados a partir da técnica de pesquisa Análise de Conteúdo defendida por Bardin (1977). Como principais resultados, percebemos que a maior parte dos bailarinos/as acredita na existência do racismo no ballet clássico da cidade em questão e enxergam este fenômeno, principalmente, através da pouca presença de alunos/as e professores/as de ballet clássico negros na cidade. Como considerações finais, concluímos que os/as bailarinos/as negros da cidade enxergam o racismo no ballet clássico local de variadas formas. Além disso, as autoras destacam a necessidade da produção de mais pesquisas nesta área, visando contribuir cada vez mais com a luta antirracista no ballet clássico.

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Biografia do Autor

Lauriane da Silva Teixeira, Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Possui graduação em Educação Física pelo Instituto Federal Fluminense (2020). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar. Mestranda em Políticas Sociais pela Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro- UENF

Maria Clareth Gonçalves Reis, Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa, graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Montes Claros, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF/Niterói/RJ). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), no Laboratório de Estudos da Educação e Linguagem (LEEL). Atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (PPGPS/Uenf); coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/Uenf). coordenadora da Área Científica "Quilombos, Territorialidades e Saberes Emancipatórios" da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) na gestão 2018-2022; coordenadora e professora da disciplina Educação e Relações Étnico-Raciais (ERER/Uenf). Membro do Grupo de Trabalho ? GT 21 ? ?Educação e Relações Étnico-Raciais?, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Participou como bolsista pesquisadora, contemplada no II Concurso Negro e Educação (fruto da parceria entre Ação Educativa e ANPED, com apoio da Fundação Ford). Autora do livro ?Mulheres, Negras e professoras: suas Histórias de Vida?. Atua na área de Educação e Relações Étnico-Raciais; Educação Infantil. Brinquedoteca. Educação Escolar Quilombola. Ações Afirmativas; Heteroidentificação.

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Publicado

29-08-2023

Como Citar

TEIXEIRA, L. da S.; REIS, M. C. G. A questão racial no ballet clássico da cidade de campos dos Goytacazes/RJ. Travessias, Cascavel, v. 17, n. 2, p. e31191, 2023. DOI: 10.48075/rt.v17i2.31191. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/31191. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

CULTURA