Potencialidades de um curso pré-universitário popular frente ao conhecimento pedagógico de conteúdo na formação inicial de docentes
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v17i2.31328Palavras-chave:
Extensão Universitária, Educação popular, Conhecimento pedagógico do conteúdo, ciências da naturezaResumo
Assumindo grande importância na trajetória acadêmica dos estudantes, a extensão universitária fortalece a relação e troca de saberes entre universidade e comunidade. O estudo em questão aborda as potencialidades de um curso pré-universitário popular em relação ao conhecimento pedagógico de conteúdo, formação inicial de docentes e diálogo entre a universidade e a sociedade. Objetiva discutir a extensão universitária a partir de um estudo de caso que aborda a experiência de curso pré-universitário realizado nas instituições de ensino estaduais onde funcionam os Colégios Universitários da Universidade Federal do Sul da Bahia, vinculada ao desafio do período pós-pandemia. Embasado em princípios da educação popular de Freire e em estudos de Lee Shulman e Tardif, este estudo explora as diferentes contribuições desta ação para os conhecimentos pedagógicos do conteúdo (formação docente) e a reinvenção da universidade, tendo compromisso com a transformação social e a democratização do conhecimento.
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