A TRANSPOSIÇÃO FÍLMICA DO ROMANCE O MATADOR
Palavras-chave:
Foco narrativo, Subjetividade da narrativa fílmica, Linearidade fílmica.Resumo
Este artigo apresenta uma análise do filme O homem do ano (2002), do cineasta José Henrique Fonseca, adaptação do romance O Matador (1995), de Patrícia Melo. O fio condutor será a atuação do narrador na construção das fábulas romanesca e fílmica. Pretende-se explicar a linearidade narrativa do texto fílmico e para isso considerou-se a hipótese da instauração de um narrador com ângulo de visão fixo nos fatos, obtido por meio da câmera, já que, no filme, a imagem e a voz expõem os pensamentos, sentimentos e percepções de Máiquel e, assim, avaliar como essa nova narrativa foi configurada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.