CULTURAS E SABERES JUVENIS: UM DESAFIO CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Sandra Pereira Tosta
  • Carla Valéria Maia

Palavras-chave:

Culturas juvenis, Escola, Capoeira

Resumo

 

 

Este artigo trata da relação entre culturas, grupos juvenis e escolas, tendo como referência pesquisa desenvolvida no período de outubro de 2002 a setembro de 2003, em dois cenários: o primeiro, uma escola pública municipal da cidade de Belo Horizonte, aqui denominada Escola Sédna; o segundo, o Grupo de Capoeira M.B, criado e coordenado por um jovem capoeirista morador do bairro onde a escola se localiza. O objetivo foi observar, descrever e interpretar vivências de jovens estudantes nos dois cenários e, assim, compreender as diversas expressões culturais presentes no cotidiano escolar e os modos como a Escola, através de seus educadores e de seus projetos político-pedagógicos, com elas se relacionam. A proposta metodológica adotada foi a do Estudo de Caso histórico-antropológico, de abordagem etnográfica, na perspectiva da História Cultural ou Antropologia histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-08-2009

Como Citar

PEREIRA TOSTA, S.; VALÉRIA MAIA, C. CULTURAS E SABERES JUVENIS: UM DESAFIO CONTEMPORÂNEO. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 2, 2009. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3358. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

CULTURA