CULTURAS E SABERES JUVENIS: UM DESAFIO CONTEMPORÂNEO
Palavras-chave:
Culturas juvenis, Escola, CapoeiraResumo
Este artigo trata da relação entre culturas, grupos juvenis e escolas, tendo como referência pesquisa desenvolvida no período de outubro de 2002 a setembro de 2003, em dois cenários: o primeiro, uma escola pública municipal da cidade de Belo Horizonte, aqui denominada Escola Sédna; o segundo, o Grupo de Capoeira M.B, criado e coordenado por um jovem capoeirista morador do bairro onde a escola se localiza. O objetivo foi observar, descrever e interpretar vivências de jovens estudantes nos dois cenários e, assim, compreender as diversas expressões culturais presentes no cotidiano escolar e os modos como a Escola, através de seus educadores e de seus projetos político-pedagógicos, com elas se relacionam. A proposta metodológica adotada foi a do Estudo de Caso histórico-antropológico, de abordagem etnográfica, na perspectiva da História Cultural ou Antropologia histórica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.