AÇÃO DOCENTE E A FORMAÇÃO CRÍTICO-HUMANISTA NA UNIVERSIDADE
Palavras-chave:
universidade, Ação docente, Projetos pedagógicos.Resumo
Este texto discute alguns aspectos que estão situados no âmbito da educação
superior, especificamente no campo da formação dos alunos como decorrência, em primeiro
momento, da organização pedagógica prevista para este fim, os projetos político-pedagógicos.
Ainda, neste contexto, refletimos sobre a ação docente frente a questões como o compromisso
com uma formação que dê conta de aspectos críticos e humanistas inter-relacionados aos aspectos
cognitivos, inerentes aos conhecimentos específicos da profissão. A universidade tem vivido
crises que têm sido discutidas por inúmeros autores. De todas as crises apontadas (financeira,
autonomia, identidade, etc.), destacamos, para nossa reflexão, a crise textual. Esta discussão é
posta por goergen (1995), que chama de crise textual a crise que abrange os textos internos da
universidade, seus conteúdos, suas formas de ensino, sua relação com a ciência e a tecnologia,
com os sentidos éticos e sociais daquilo que faz ou deixa de fazer. Com relação à formação
profissional proporcionada pela universidade, a preocupação sentida não é diferente. Questões
como o pragmatismo das profissões têm levado a uma organização curricular universitária
comprometida com o mercado. Mas será que, nesta vinculação, há, em algum momento, espaço
político-acadêmico para a discussão sobre o tipo de profissional que estamos formando? Os
docentes universitários têm discutido, em seus ambientes de sala de aula ou espaços educativos,
como os estágios, qual o sentido da formação ético-profissional a que estão submetendo seus
alunos? Estas são perguntas que o texto aborda com intenção de suscitar a reflexão sobre esta
temática, no âmbito da universidade.
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