AÇÃO DOCENTE E A FORMAÇÃO CRÍTICO-HUMANISTA NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Carmen Célia Barradas Correia Bastos

Palavras-chave:

universidade, Ação docente, Projetos pedagógicos.

Resumo

Este texto discute alguns aspectos que estão situados no âmbito da educação

superior, especificamente no campo da formação dos alunos como decorrência, em primeiro

momento, da organização pedagógica prevista para este fim, os projetos político-pedagógicos.

Ainda, neste contexto, refletimos sobre a ação docente frente a questões como o compromisso

com uma formação que dê conta de aspectos críticos e humanistas inter-relacionados aos aspectos

cognitivos, inerentes aos conhecimentos específicos da profissão. A universidade tem vivido

crises que têm sido discutidas por inúmeros autores. De todas as crises apontadas (financeira,

autonomia, identidade, etc.), destacamos, para nossa reflexão, a crise textual. Esta discussão é

posta por goergen (1995), que chama de crise textual a crise que abrange os textos internos da

universidade, seus conteúdos, suas formas de ensino, sua relação com a ciência e a tecnologia,

com os sentidos éticos e sociais daquilo que faz ou deixa de fazer. Com relação à formação

profissional proporcionada pela universidade, a preocupação sentida não é diferente. Questões

como o pragmatismo das profissões têm levado a uma organização curricular universitária

comprometida com o mercado. Mas será que, nesta vinculação, há, em algum momento, espaço

político-acadêmico para a discussão sobre o tipo de profissional que estamos formando? Os

docentes universitários têm discutido, em seus ambientes de sala de aula ou espaços educativos,

como os estágios, qual o sentido da formação ético-profissional a que estão submetendo seus

alunos? Estas são perguntas que o texto aborda com intenção de suscitar a reflexão sobre esta

temática, no âmbito da universidade.

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Publicado

29-08-2009

Como Citar

BARRADAS CORREIA BASTOS, C. C. AÇÃO DOCENTE E A FORMAÇÃO CRÍTICO-HUMANISTA NA UNIVERSIDADE. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 2, 2009. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3371. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO