FAMILIARIDADE COM A TAREFA: ATÉ ONDE PODE FAVORECER O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO?
Palavras-chave:
Aprendizagem, Desenvolvimento cognitivo.Resumo
A formação profissional inicia-se na infância, pois a formação escolar básica já
compreende algumas habilidades e conhecimentos a ela necessários. Nesse percurso, a escola
destaca-se como a principal mediadora na transmissão do saber sistematizado, contribuindo
para o desenvolvimento do raciocínio lógico. Piaget (1972) afirma que os sujeitos poderiam
ter desenvolvido as estruturas formais ao nível endógeno, embora não as utilizassem
necessariamente da mesma forma. Assim, os indivíduos poderiam raciocinar de uma maneira
hipotético-dedutiva dentro do campo de suas profissões, mas, por estarem afastados do
ensino regular, ao se defrontarem com as tarefas piagetianas, poderiam aparentemente não
apresentar um raciocínio hipotético-dedutivo. Pretendeu-se por isso, no presente estudo,
investigar melhor essas questões, comparando-se o resultado obtido por Szymanski(1983a)
nas provas piagetianas, nas quais 90% dos sujeitos haviam se classificado no nível
préoperatório ou operatório concreto, com o desempenho dos mesmos sujeitos na tarefa
“Preenchimento do Quadro Gráfico” relacionada ao trabalho por eles executado, e portanto,
familiar., a qual exige o nível operatório formal de raciocínio para sua consecução. Supunhase,
ainda, que os sujeitos poderiam estar no Estádio Operatório Formal, do ponto vista
endógeno, porém suas estruturas mentais só seriam utilizadas operatoriamente nesse sentido,
nas situações de vivência diária. A maioria dos sujeitos classificaram-se como BOM, no
desempenho da tarefa familiar “Preenchimento do Quadro Gráfico”, mas constatou-se que a
valores baixos no quadro gráfico correspondiam valores baixos quanto ao escore final obtido
na provas piagetianas, havendo correlação entre essas duas variáveis( Kendall3).Parainvestigar melhor essa questão, entrevistaram-se as chefes do Serviço de Enfermagem dos
três hospitais de maior porte na cidade, as quais afirmaram que nem todos os alunos
dominam a tarefa ”Preenchimento do Quadro Gráfico” ao final do curso. Mas, com o passar
do tempo e a supervisão de outra atendente mais experiente(Zona de Desenvolvimento
Proximal), todos os funcionários chegam a realizá-la a contento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.