O TEXTO NA SALA DE AULA: UMA PRÁTICA EM CONSTRUÇÃO

Autores

  • Cleide Inês Wittke

Palavras-chave:

Ensino, Língua materna, Interação verbal, Texto.

Resumo

 

 

O contexto atual do ensino de língua materna na escola revela que não há mais dúvidas: é preciso redimensionar não só o objeto de estudo, mas também o modo de abordá-lo, sua metodologia. Sob essa perspectiva, orientada pela sugestão dos Parâmetros Curriculares nacionais (PCNs) e por diversos estudos sobre o ensino de língua, realizados nas últimas décadas, tais como os de Geraldi (1991, 2006), Kaufman e Rodríguez (1995), Kleiman (1996), Antunes (2003), citando apenas alguns deles, o presente artigo tem como objetivo problematizar a questão, buscando apontar novas perspectivas a essa prática escolar. Entendendo a língua, e seu ensino, como um exercício constante de interação verbal, vemos o texto, mais especificamente os diferentes gêneros textuais que circulam em nosso meio social, como objeto de estudo e propomos diferentes estratégias de leitura e de produção textual como método para trabalhar a língua, no meio escolar. Defendemos que a aula de português precisa funcionar como um constante trabalho de desconstruir e construir textos, enfim, como um exercício permanente de comunicação.

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Publicado

29-08-2009

Como Citar

WITTKE, C. I. O TEXTO NA SALA DE AULA: UMA PRÁTICA EM CONSTRUÇÃO. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 2, 2009. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3383. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO