BACHELARD E A RITMANÁLISE

Autores

  • Maria Lucia Guimarães de Faria

Palavras-chave:

Ritmanálise, Imaginação, Ambivalência, Complementaridade, Dialética

Resumo

O presente ensaio é um estudo de uma das contribuições mais originais de Gaston
Bachelard à interpretação poética de obras literárias: a ritmanálise ou método ritmanalítico.
Inspirada no princípio da complementaridade da microfísica, a ritmanálise visa a apreender o
operar ambíguo e ambivalente da imaginação, que se compraz em conciliar movimentos
contrários. Primeiramente, rastreia-se a gênese do conceito em dois ensaios do livro Études
(Estudos). Em seguida, vemo-lo consumado na investigação sobre o tempo que o filósofo
empreende em La dialectique de la durée (A dialética da duração). Finalmente, o conceito é mostrado
em plena atuação hermenêutica nos artigos que compõem a coletânea Le droit de rêver (O direito de
sonhar), em que são poética e ritmanaliticamente avaliadas as obras de criadores tão diversos
quanto Mallarmé, Poe, Rimbaud, Eluard, Michelet e Balzac.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-12-2009

Como Citar

GUIMARÃES DE FARIA, M. L. BACHELARD E A RITMANÁLISE. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 3, 2009. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3435. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

CULTURA