A CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS DE PESQUISA E A FIGURA FEMININA: A TRAJETÓRIA DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) NO CENÁRIO SOCIAL

Autores

  • Graziela Franceschet Farias
  • Helenise Sangoi Antunes

Palavras-chave:

Formação de professores, Grupos de pesquisa, Pesquisa na pósgraduação, Gênero, Multidisciplinaridade.

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo a constituição de grupos de pesquisa
(gp) no âmbito das instituições de ensino superior (ies), ressaltando, em especial, a trajetória de
constituição e de consolidação do grupo de estudo e pesquisa sobre formação inicial, continuada
e alfabetização (gepfica/cnpq/ufsm) e a figura da mulher, em sua maioria, na liderança destes
dispositivos grupais. A metodologia que embasa esta trama teórico-descritiva é de cunho
qualitativo e o referencial encontra subsídios consistentes nas pesquisas realizadas por almeida
(1998), antunes (2001; 2005), candau (2002), fontana (2000), louro (2007), melo (2007), entre
outros. Neste sentido, sob a liderança feminina, o gepfica traça seu perfil ao longo de sua
trajetória, marcando espaços e conquistando reconhecimento ao longo do tempo. Assim, com
base nos diretórios de pesquisa do cnpq, foi possível conciliar informações acerca da atuação dos
gp na região sul do brasil e estabelecer um paralelo entre o que se tem feito em nível institucional,
regional e nacional e a que público procuramos atender enquanto grupo.

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Publicado

29-12-2009

Como Citar

FRANCESCHET FARIAS, G.; SANGOI ANTUNES, H. A CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS DE PESQUISA E A FIGURA FEMININA: A TRAJETÓRIA DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) NO CENÁRIO SOCIAL. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 3, 2009. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3445. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO