TORNAR-SE PROFESSORA LEIGA NO OESTE DO PARANÁ ENTRE 1960 E 2006: EXPLORANDO TRAJETÓRIAS À MARGEM DAS POLÍTICAS OFICIAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Flávia Anastácio de Paula

Palavras-chave:

Alfabetizadora, Formação de Professores, Professores Leigos, Oeste do Paraná-BR.

Resumo

Este texto busca divulgar uma pesquisa realizada no oeste do paraná cujo objetivo
foi o de apontar para uma trajetória singular de uma alfabetizadora considerada bem sucedida.
Sua formação foi aprendida ao longo de mais de quatro décadas de trabalho com o ensino, isto é,
de 1960 a 2006. Tal alfabetizadora inicia sua trajetória como professora leiga, unidocente, em
“escolas” domésticas, depois escolas isoladas e comunitárias, com turmas multisseriadas na zona
rural do oeste do paraná e, finalmente, em grupo escolar. Relatar a história de constituição
profissional de uma professora ajuda-nos a captar a singularidade desta formação e traz
elementos relevantes para a compreensão do sistema de formação de professores. Singularidades
e especificidades de uma constituição profissional para tornar-se professora competente para a
classe trabalhadora ajuda-nos a compreender a totalidade. É necessário compreender esses
processos mesmo que pequenos, cotidianos e silenciosos para reconhecermos práticas criadoras,
ou resistentes, e entender como essas maneiras de fazer reinterpretam, ressignificam e
reconduzem a dinâmica das transformações.

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Publicado

29-12-2009

Como Citar

ANASTÁCIO DE PAULA, F. TORNAR-SE PROFESSORA LEIGA NO OESTE DO PARANÁ ENTRE 1960 E 2006: EXPLORANDO TRAJETÓRIAS À MARGEM DAS POLÍTICAS OFICIAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 3, 2009. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3452. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO