DA HISTÓRIA NATURAL À BIOLOGIA: O CONCEITO DE VIDA NOS LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • José Luís Schifino Ferraro

Palavras-chave:

Vida, Genealogia, Livros didáticos, Biologia, Michel Foucault.

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo realizar um estudo
genealógico do conceito de vida à luz do pensamento do filósofo francês Michel Foucault.
A idéia deste artigo é a de lançar um olhar sobre os livros didáticos de Ciências Naturais e
de Biologia sempre procurando observar como a vida é tratada e ensinada enquanto
conceito fundamental destas disciplinas. Para tanto a genealogia se servirá de
acontecimentos precedentes visando descobrir quais foram as condições de possibilidade
que fizeram com que na transição da episteme clássica para a moderna, o conceito de vida
fosse concebido para designar não mais apenas “o” ser vivo, ou “um” ser vivo em questão.
O intuito é o de compreender como o conceito de vida, nessa virada, abandona seu sentido
singular e pluraliza-se adquirindo a capacidade de abarcar na classificação de vivo um
conjunto de seres com características comuns que respondem (até certo ponto) de maneira
muito parecida a uma série de estímulos ambientais e que acabam por relacionarem-se não
só entre si, mas com o meio em que ocorrem garantindo assim a continuidade de sua
existência.

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Publicado

29-12-2009

Como Citar

SCHIFINO FERRARO, J. L. DA HISTÓRIA NATURAL À BIOLOGIA: O CONCEITO DE VIDA NOS LIVROS DIDÁTICOS. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 3, 2009. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3456. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM