A canção sáfica de Cassandra Rios
mito e poesia em “Minha Metempsicose”
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v19i1.35062Palavras-chave:
Cassandra Rios, Safo de Lesbos, Literatura homoafetiva, ErotismoResumo
O presente artigo analisa a obra Minha Metempsicose, de Cassandra Rios, a partir de um diálogo intertextual com a poesia de Safo de Lesbos. Buscando compreender a relação entre a poética sáfica e a produção literária de Rios, a pesquisa investiga como a escritora brasileira ressignifica o mito e a tradição lírica grega para construir uma literatura erótica e transgressora. Para isso, são discutidos aspectos formais e temáticos da obra, como a influência da mélica sáfica, a fragmentação textual, a performance poética e a noção de metempsicose como um renascimento literário. Além disso, o estudo contextualiza Minha Metempsicose dentro do cenário da censura no Brasil do século XX, evidenciando como a escrita de Cassandra Rios enfrentou perseguições institucionais, mas, ao mesmo tempo, consolidou-se como um marco na literatura homoafetiva nacional. A análise evidencia como a fragmentação e a estética dionisíaca dialogam com a tradição sáfica, instaurando uma escrita homoafetiva que atua como resistência literária frente à censura. Ao articular elementos da tradição grega com a resistência contemporânea, o artigo reforça a importância da obra de Cassandra Rios no debate sobre erotismo, identidade e subversão na literatura brasileira.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Editora 34, 2015.
BRITISH LIBRARY. The destruction of Sappho's works. Medieval Manuscripts Blog. December 9th, 2017. Disponível em: https://blogs.bl.uk/digitisedmanuscripts/2017/12/the-destruction-of-sapphos-works.html. Acesso em: 06 mar. 2025.
CAMINHA, Adolfo. Bom crioulo. São Paulo: Todavia, 2019.
DIAS, Rosa Maria. Arte e vida no pensamento de Nietzsche. Cadernos Nietzsche, v. 36, p. 227-244, 2015.
FLORES, Guilherme Gontijo. Safo de Lesbos: corpo, corpos, corpus. In: SAFO. Fragmentos completos. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2020.
NIETZSCHE, Friederich. O nascimento da tragédia ou Helenismo e pessimismo. São Paulo: Companhia das letras, 1999.
PLATÃO. Íon. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
RAGUSA, Giuliana. Safo de Lesbos - de liras e neblinas. In: REDE, M. (org.). Vidas Antigas. Ensaios Biográficos da Antiguidade. São Paulo: Editora Intermeios, 2019.
RIOS, Cassandra. Minha metempsicose. São Paulo: Livraria Cassandra Rios Editora, 1964.
RIOS, Cassandra. A volúpia do pecado. 9. ed. São Paulo: San remo, 1967.
RIOS, Cassandra. Minha metempsicose. 2. ed. São Paulo: Mundo musical, 1976.
RIOS, Cassandra. Mezzamaro, flores e cassis - o pecado de Cassandra. São Paulo: Cassandra Rios Editora, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.