A canção sáfica de Cassandra Rios

mito e poesia em “Minha Metempsicose”

Autores

  • Leonardo Prudêncio Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Renata Teófilo de Sousa Secretaria de Educação do Estado do Ceará https://orcid.org/0000-0001-5507-2691

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v19i1.35062

Palavras-chave:

Cassandra Rios, Safo de Lesbos, Literatura homoafetiva, Erotismo

Resumo

O presente artigo analisa a obra Minha Metempsicose, de Cassandra Rios, a partir de um diálogo intertextual com a poesia de Safo de Lesbos. Buscando compreender a relação entre a poética sáfica e a produção literária de Rios, a pesquisa investiga como a escritora brasileira ressignifica o mito e a tradição lírica grega para construir uma literatura erótica e transgressora. Para isso, são discutidos aspectos formais e temáticos da obra, como a influência da mélica sáfica, a fragmentação textual, a performance poética e a noção de metempsicose como um renascimento literário. Além disso, o estudo contextualiza Minha Metempsicose dentro do cenário da censura no Brasil do século XX, evidenciando como a escrita de Cassandra Rios enfrentou perseguições institucionais, mas, ao mesmo tempo, consolidou-se como um marco na literatura homoafetiva nacional. A análise evidencia como a fragmentação e a estética dionisíaca dialogam com a tradição sáfica, instaurando uma escrita homoafetiva que atua como resistência literária frente à censura. Ao articular elementos da tradição grega com a resistência contemporânea, o artigo reforça a importância da obra de Cassandra Rios no debate sobre erotismo, identidade e subversão na literatura brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Prudêncio, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutorando em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Letras com ênfase em Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), com pesquisa voltada para a poética pós-concreta e hipermoderna. Graduado em Letras - Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atua na área de Literatura, com ênfase em estudos intertextuais, poética moderna e contemporânea, literatura erótica e censura literária no Brasil. Publicou artigos e capítulos de livros sobre literatura brasileira e poesia experimental, além de livros autorais de poesia e crítica literária.

Renata Teófilo de Sousa, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Doutoranda em Ensino pelo Programa de Pós-graduação Rede Nordeste de Ensino (RENOEN/IFCE) e Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Especialista em Ensino de Matemática (UVA), Qualificação em Ensino de Matemática (UFC), Didática e Metodologias Ativas na Aprendizagem (UniAmérica), MBA em Gestão Escolar (Faculdade Descomplica) e Tradução e Revisão de Textos em Língua Inglesa (Faculdade de Minas). Possui Licenciatura em Ciências da Matemática (UVA) e em Letras - Língua Inglesa (Uniasselvi), além de Especialização em Neuropsicopedagogia. Possui ampla experiência em tradução e revisão acadêmica de textos científicos em nível nacional e internacional e atua como revisora e membro de corpo editorial de periódicos, garantindo precisão técnica e refinamento textual. Domina as línguas inglesa, espanhola e francesa, além de possuir conhecimentos em italiano e Libras. Seu trabalho abrange a revisão e adaptação de textos acadêmicos para publicações de alto impacto, contribuindo para a qualidade e a acessibilidade da produção científica. Professora Efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE), com atuação na Educação Profissional.

Referências

ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Editora 34, 2015.

BRITISH LIBRARY. The destruction of Sappho's works. Medieval Manuscripts Blog. December 9th, 2017. Disponível em: https://blogs.bl.uk/digitisedmanuscripts/2017/12/the-destruction-of-sapphos-works.html. Acesso em: 06 mar. 2025.

CAMINHA, Adolfo. Bom crioulo. São Paulo: Todavia, 2019.

DIAS, Rosa Maria. Arte e vida no pensamento de Nietzsche. Cadernos Nietzsche, v. 36, p. 227-244, 2015.

FLORES, Guilherme Gontijo. Safo de Lesbos: corpo, corpos, corpus. In: SAFO. Fragmentos completos. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2020.

NIETZSCHE, Friederich. O nascimento da tragédia ou Helenismo e pessimismo. São Paulo: Companhia das letras, 1999.

PLATÃO. Íon. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

RAGUSA, Giuliana. Safo de Lesbos - de liras e neblinas. In: REDE, M. (org.). Vidas Antigas. Ensaios Biográficos da Antiguidade. São Paulo: Editora Intermeios, 2019.

RIOS, Cassandra. Minha metempsicose. São Paulo: Livraria Cassandra Rios Editora, 1964.

RIOS, Cassandra. A volúpia do pecado. 9. ed. São Paulo: San remo, 1967.

RIOS, Cassandra. Minha metempsicose. 2. ed. São Paulo: Mundo musical, 1976.

RIOS, Cassandra. Mezzamaro, flores e cassis - o pecado de Cassandra. São Paulo: Cassandra Rios Editora, 2000.

Downloads

Publicado

26-04-2025

Como Citar

PRUDÊNCIO, L.; TEÓFILO DE SOUSA, R. A canção sáfica de Cassandra Rios: mito e poesia em “Minha Metempsicose”. Travessias, Cascavel, v. 19, n. 1, p. e35062, 2025. DOI: 10.48075/rt.v19i1.35062. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/35062. Acesso em: 4 maio. 2025.

Edição

Seção

[DT] "CRÍTICAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS"