Apresentação do v. 19, n. 1 da Travessias

Autores

  • Maria Aparecida Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO
  • Maria de Fátima Gonçalves Lima Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO
  • Thiago Martins Caldas Prado Universidade do Estado da Bahia - UNEB https://orcid.org/0000-0003-4093-6498

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v19i1.35439

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO

Possui doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e dois Pós-Doutorados em Letras: um pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013) e outro pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná ? UNIOESTE, em 2018. É graduada em Português e Literatura da Língua Portuguesa pela Universidade Católica de Goiás (1979), mestre em Letras Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (1992). Atualmente é professora adjunto da Universidade Católica de Goiás. Leciona na Graduação e no Mestrado em Letras: Literatura e Crítica Literária. É coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Linguagem, Líder do Grupo de Estudos Literários no CNPq e do SIGEP. Coordena o GT: Estéticas Modernas e Contemporâneas e o GT: Poéticas do Hipermoderno. Coordenadora da Linha de Pesquisa: Correntes Críticas Contemporâneas, do Programa de Mestrado em Letras da PUC Goiás. Faz parte da Red Internacional de Investigação em Literatura Comparada. É membro do Conselho Editorial da Revista Guará, da PUC Goiás. Membro do Conselho Estadual da Mulher ? CONEM. Faz parte do Conselho Executivo do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás - SINPRO e tem experiência acadêmica nas áreas de Teoria Literária, Crítica Literária, Estéticas e Literaturas Comparadas e, ainda, Ensino da Literatura e Língua Portuguesa. Atuando principalmente nos seguintes temas: teoria literária, crítica literária, literatura brasileira e internacional, literatura comparada, poesia contemporânea, filosofia da literatura e estética. Desenvolveu extensas teorias sobre: Escrita do Eu, Filosofia da Linguagem e Estéticas Comparadas ? esta última, com ênfase na Literatura e Cinema na contemporaneidade. Atualmente, centra suas pesquisas nas Teorias do Transestético e nas Artes do Hipermoderno. Ensaísta, Poeta e Ficcionista. Suas obras literárias são objetos de Dissertações e Teses em várias universidades brasileiras. Possui mais de 25 obras publicadas em livros e vários artigos científicos em Periódicos e/ou Revistas nacionais e internacionais.

Maria de Fátima Gonçalves Lima, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO

Possui graduação em Letras pela Universidade Católica de Goiás UCG (1985) e Direito pela Universidade Católica de Goiás UCG (1987), Mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (1992) e Doutorado em Letras (Área de Teoria da Literatura) pela Universidade Estadual de São Paulo, campus - São José do Rio Preto (2004) e Pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/ Rio (2009), Pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC SP (2014). É docente na Graduação e Pós-Graduação Curso de Letras da PUC Goiás atuando especialmente em temáticas referentes a estudos sobre a linguagem do texto poético, poéticas do imaginário, ecocriticismo, Escritas contemporâneas, arte e performance. Foi Vice-Coordenadora período [01/07/2008 a 09/03/2009] e exerce o cargo de Coordenadora do Pós-Graduação em Letras (PPGL) Mestrado em Letras - Literatura e Crítica Literária da PUC Goiás, desde 10/03/2009. Apresenta trabalhos em congressos Nacionais e Internacionais, especialmente na Espanha, Portugal e França. É líder de dois Grupos de Estudos Literários cadastrados no CNPq: desenvolvendo estudos sobre o Imaginário, Performance, ecopoesia, ecoficção e teoria da linguagem poética. Atuou como supervisora do PÓS DOUTORADO de Iêdo de Oliveira Paes no período de (02/2013 a 02/ 2014) com a pesquisa O Imaginário Da Morte E Das Águas Em Lya Luft; Foi supervisora do PÓS DOUTORADO de Bertha Rojas López (11/2016 a 11/2017) com o estudo A Performatividade e Imaginário em Ecopoesias brasileiras e Ecofábulas Peruanas. Atualmente integra os Conselhos Editoriais das Revistas: Guará da PUC Goiás; Integra a editoria da Literatura, História e Memória. Faz parte do Comitê Editorial da Revista Texto poético (GT- Teoria do Texto Poético - ANPOLL). Integra a equipe de Editores do LL jounal; Membro efetivo do GT- Teoria do texto poético (ANPOLL). Membro efetivo da ABRALIC. Consultora Ad-hoc CAPES. É ensaísta e autora de obras de crítica e Literatura Infanto juvenil. Entre outras publicações, é autora dos livros: O signo de Eros na poesia de Gilberto Mendonça Teles (2005); Leitura Poesia I (2009); Três Líricas Perfomativas (2008) (Coleção Verso e Prosa); Leitura Poesia II (2011) e Leitura Poesia III (2012); O Discurso do Rio em João Cabral (2016); Arte e Performance (2016); Imaginário e Performatividade (2016). Coordenou a Coleção Literatura para PAS/UnB. Publicou ensaios literários no jornal O Popular no suplemento Vestiletras no período de (1990 a 2006). Em 2004, estreou autora de obras para o público infanto-juvenil com o reconto de fadas O castelo de Branca de Neve. Publicou em 2006, Histórias que vovó Maria contava uma coletânea de três narrativas: Renato e as bananas Ourinhos, O papagaio e a rocodela e Sopa de pedras e, em 2007, A sopa de Viaro e outras estórias. Escreveu ainda O bezerro e a rainha (2009), A pedra furada (2009) e Os cabelos de Rebeca (2009), O papagaio pintor e o castelo de Baobá (2013), Pelo amor de uma tapuia (2013), O canto de Iguaçu (2013), A odisseia de Nívea e os sete anões (2015); Contos e recantos infantis (2017. É membro do Conselho de Ensino, Pesquisa Extensão e Administração da PUC Goiás. Membro do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de Goiânia; Membro da União de Escritores, Secção Goiás (UBE). É membro da Academia Goiana de Letras, (AGL) eleita em 7 de junho de 2018, para a cadeira n 5, sucedendo Eliezer Pena.

Thiago Martins Caldas Prado, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq (PQ-2) / Área de Linguística Aplicada, Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia e Membro Correspondente da Academia de Letras de Aracaju, Thiago Martins Prado é pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio (2019), doutor em Letras pela UFBA (2011), possui mestrado em Letras pela UFBA (2005), especialista em Linguística Aplicada pela FSG (2021) e graduou-se em Letras Vernáculas (licenciatura e bacharelado) pela UFBA (2002). Integra a equipe de permanentes do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL-Uneb) e do Programa de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC-UFBA/UNEB/IFBA/UEFS/LNCC/SENAI-CIMATEC), compõe a equipe de professores-formadores da UNEAD-UNEB/UAB/CAPES e é Gerente da Assessoria Técnica para Assuntos de Implantação e Reconhecimento de Cursos da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Uneb. Como poeta, autor de A inutilidade das (p)arcas (FUNCEB, 2002) e de A reutilização das pedras (Editora UFS, 2010); como estudioso da área de Linguagens, autor de Utopia política, vanguarda e ritual: linguagem e temporalidade na poesia de Mário Jorge (Editora UFS, 2008), de Deus morto, Deus posto: o sagrado e a sexualidade na poesia de Araripe Coutinho (Editora UFS, 2014), A crise de 2008 sob uma perspectiva da linguagem (Quarteto Editora, 2021) e Introdução à crise de 2008 (MB, 2024). Coordenou a pesquisa Análise dos Descritores da Prova Brasil (2010) e coordenou a atividade de extensão Avaliação Diagnóstica em Língua Portuguesa (2013-2014). Coordenou a pesquisa O Romance de Palahniuk como Narrativa Alegórica da Crise Econômica Contemporânea (2014-2016), a pesquisa Análise da Personagem Polônio em William Shakespeare e em John Updike (2014-2016). Atualmente, desenvolve a pesquisa Estratégias literárias em discursos contemporâneos sobre crise, cujo subprojeto O Recurso Tropológico na Construção de Efeitos de Verdade em Narrativas da Crise Econômica de 2008 é financiado pelo Edital Universal 018/2021 do CNPq/MCTI/FNDCT (Processo: 405218/2021-4). Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares sobre Contemporaneidade (EICon).

Downloads

Publicado

30-04-2025

Como Citar

RODRIGUES, M. A.; LIMA, M. de F. G.; PRADO, T. M. C. Apresentação do v. 19, n. 1 da Travessias. Travessias, Cascavel, v. 19, n. 1, p. e35439, 2025. DOI: 10.48075/rt.v19i1.35439. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/35439. Acesso em: 31 maio. 2025.

Edição

Seção

APRESENTAÇÃO