CONSTRUINDO UMA BRASILIDADE HÍBRIDA: A TROPICÁLIA DE HÉLIO OITICICA

Autores

  • Carla Hermann

Palavras-chave:

Brasilidade, Hélio Oiticica, Cultura Popular, Culturas Híbridas.

Resumo

A partir da leitura das manifestações culturais contemporâneas enquanto culturas híbridas, o artigo pretende compreender como se conforma a formação de um sentido de brasilidade igualmente híbrido, e toma a instalação do artista hélio oiticica de 1967, tropicália, como um exemplo estético-visual disso.  Interpretando a cultura popular como resultante  do movimento duplo de conter e resistir, e considerando as mudanças sofridas pelos aspectos mais tradicionais da cultura, bem como as transformações operadas por eles frente às modificações do meio técnico-científico do mundo globalizante, não procurou-se fazer distinções acerca da legitimidade da referida instalação enquanto pertencente ou não à cultura popular. A obra de arte aqui é vista como parte integrante da cultura popular brasileira e capaz de revelar as mediações entre poderes simbólicos, políticos e culturais nela existentes, bem como ilustrar a brasilidade híbrida em construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-04-2010

Como Citar

HERMANN, C. CONSTRUINDO UMA BRASILIDADE HÍBRIDA: A TROPICÁLIA DE HÉLIO OITICICA. Travessias, Cascavel, v. 4, n. 1, p. e3576, 2010. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3576. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTE E COMUNICAÇÃO