QUANDO A MÍDIA PROMOVE A INTEGRAÇÃO NO ESPAÇO URBANO: O QUARTEIRÃO DO SOUL EM BELO HORIZONTE
Palavras-chave:
mídia, identidade, black music, formas simbólicas.Resumo
Os parâmetros de sociabilidade nas cidades, muitas vezes, se instituem pela influência de produtos midiáticos. Este trabalho visa investigar como identidades incentivadas pela mídia se constituem no espaço urbano e influenciam na apropriação e nos novos usos que são imputados ao espaço. Nossa abordagem tem como objeto empírico as manifestações ligadas à black music, mais especificamente ao quarteirão do soul, movimento que acontece nas tardes de sábado na região central de belo horizonte, minas gerais. Dentre as peculiaridades do nosso objeto de pesquisa está o fato de ser um movimento encabeçado por pessoas de baixa renda, vindas das mais diferentes regiões da cidade, na faixa dos 45-50 anos, que se reúnem todos os sábados na área do baixo-centro de belo horizonte, apossando-se da calçada e da rua para dançar black music buscando resgatar o ideário de igualdade social pregado pela soul music e que percebem esse espaço como ponto de sociabilidade e de afirmação de sua identidade.Downloads
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