Letramentos críticos e o enfrentamento da desinformação

estudo de marcadores discursivos numa entrevista com Didier Raoult, o “Dr. Cloroquina”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v19i2.35967
Agências de fomento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), CAPES-COFECUB, CNPq/PQ

Palavras-chave:

letramentos críticos, desinformação, covid-19, marcadores discursivos

Resumo

Com base em pressupostos dos estudos de letramentos críticos, este trabalho tem como objetivo investigar o funcionamento de marcadores discursivos de alinhamento e afiliação (Crible, 2024) empregados por apresentador de entrevista transmitida por uma emissora de notícias da França e que versa sobre o tratamento da covid-19. O conjunto do material é formado da transcrição escrita desse episódio de podcast, publicado em maio de 2023 pelo canal francês Sud Radio (“Covid : Didier Raoult attaqué par des scientifiques pour avoir administré de la chloroquine à plus de 30,000 personnes, il s'explique”). A hipótese é a de que o uso de marcadores discursivos empregados pelo entrevistador corrobora um modo de condução da entrevista alinhado à defesa da hidroxicloroquina, por um lado, e da posição de especialista assumida por Didier Raoult, o “Dr. Cloroquina”, por outro lado. A análise dos dados revela uma dinâmica de cumplicidade entre entrevistador e entrevistado promovida pelo uso frequente de marcadores discursivos de alinhamento e afiliação que buscam reafirmar pontos da argumentação apresentados pelo entrevistado. Os resultados buscam contribuir com os estudos de letramentos, na investigação do modo como posicionamentos ideológicos constituem estratégias discursivas no contexto controverso do saber científico.

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Biografia do Autor

Julia Giacon, Universidade Estadual Paulista - UNESP

É aluna da Graduação em Licenciatura em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, câmpus de São José do Rio Preto (2022-atual). Realizou o intercâmbio em Houston, Texas, Estados Unidos (2017-2018) com financiamento do Rotary Youth Exchange Program (RYEP). É bolsista em nível de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP/Proc. n 2023/08765-8) e foi contemplada com Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) pelo período de dois meses (maio/junho 2024), na Université de Lille, França, sob orientação do Prof. Dr. Cédric Fluckiger (FAPESP/Proc. n 2024/02148-0). É membro do grupo de pesquisa "Práticas de Leitura e Escrita em Contexto Digital" (CNPq/Unesp), coordenado pela Profa. Dra. Fabiana Komesu. É membro discente do Projeto Temático "Aprendizes universitários em práticas contemporâneas de letramento acadêmico-científico para a formação de professores e de pesquisadores globalizados", coordenado pela Profa. Dra. Inês Signorini (UNICAMP), com financiamento da FAPESP (Proc. n 2022/05908-0). Tem interesse em linguística, com ênfase em estudos de letramentos acadêmicos e digitais. 

Augusto Oliveira Dordan, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de São José do Rio Preto/SP e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/Proc. n. 88887.191627/2025-00). É Mestre em Estudos Linguísticos (2025) e licenciado em Letras (2023) pela mesma instituição. É membro do grupo de pesquisa "Práticas de leitura e escrita em contexto digital" (UNESP/CNPq), liderado pela Profa. Dra. Fabiana Komesu. É membro discente do Projeto Temático "Aprendizes universitários em práticas contemporâneas de letramento acadêmico-científico para a formação de professores e de pesquisadores globalizados", coordenado pela Profa. Dra. Inês Signorini (UNICAMP), com financiamento da FAPESP (Proc. n 2022/05908-0). Desenvolveu estágio de capacitação na Université de Lille (França), via Programa Institucional de Internacionalização da CAPES (CAPES-PrInt/Proc. 88887.936730/2024-00). Tem interesse na área de Linguística e nos temas discurso, escrita, letramento acadêmico-científico e desinformação.

Fabiana Komesu, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Professora do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de São José do Rio Preto, e do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da mesma Instituição. Bolsista PQ/CNPq-C. Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo realizado estágio no exterior na Université de Paris XII, França. Foi bolsista Jovem Pesquisador FAPESP (2005-2009). Fez pós-doutorado em Linguística Aplicada na Universidade de São Paulo (USP). Foi professora visitante no exterior na Université de Paris XII e na Université de Lille (CAPES-PrInt-Unesp). Foi coordenadora da área de Ciências Humanas e Sociais II (Linguística) da FAPESP (2020-2024). Atualmente, é gestora da área de Ciências Humanas e Artes da FAPESP. Foi vice-presidente do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL, 2007-2009). Foi coordenadora da rede de pesquisa internacional Literacies in Different Fields of Knowledge, com financiamento CAPES-PrInt-Unesp (2019-2024). É coordenadora da parte brasileira do projeto Letramentos e tecnologias na educação científica e no enfrentamento da desinformação, com financiamento do Programa CAPES-COFECUB (Brasil-França, 2023-atual). É pesquisadora principal do projeto temático Aprendizes universitários em práticas contemporâneas de letramento acadêmico-científico para formação de professores e de pesquisadores globalizados, com financiamento FAPESP (2023-atual). É líder do Grupo de Pesquisa Práticas de leitura e escrita em contexto digital cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (desde 2014). Suas publicações incluem artigos em periódicos, capítulos de livro, livros, traduções especializadas sobre os temas de letramentos acadêmicos, letramentos digitais, escrita, discurso, internet e informação/desinformação e fake news. 

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Publicado

30-09-2025

Como Citar

GIACON, J.; DORDAN, A. O.; KOMESU, F. Letramentos críticos e o enfrentamento da desinformação: estudo de marcadores discursivos numa entrevista com Didier Raoult, o “Dr. Cloroquina”. Travessias, Cascavel, v. 19, n. 2, p. e35967, 2025. DOI: 10.48075/rt.v19i2.35967. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/35967. Acesso em: 14 out. 2025.

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