Critical literacies and confronting misinformation

a study of discourse markers in an interview with Didier Raoult, the “Dr. Chloroquine”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v19i2.35967
Supporting Agencies
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), CAPES-COFECUB, CNPq/PQ

Keywords:

critical literacies, misinformation, covid-19, discourse markers

Abstract

Based on the assumptions of critical literacies studies, this paper aims to investigate the functioning of discourse markers of alignment and affiliation (Crible, 2024) employed by the host of an interview broadcast by a French radio station, addressing the treatment of covid-19. The dataset comprises the written transcription of a podcast episode published in May 2023 by the French channel Sud Radio (“Covid: Didier Raoult attaqué par des scientifiques pour avoir administré de la chloroquine à plus de 30,000 personnes, il s'explique”). The hypothesis is that the interviewer’s use of discourse markers supports an interview style aligned, on the one hand, with the defense of hydroxychloroquine, and, on the other hand, with the expert position assumed by Didier Raoult, known as “Dr. Chloroquine.” Data analysis reveals a dynamic of complicity between interviewer and interviewee, fostered by the frequent use of alignment and affiliation discourse markers that serve to reaffirm argumentative points made by the interviewee. The findings seek to contribute to literacies studies by examining how ideological stances operate as discursive strategies within the controversial context of scientific knowledge.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Julia Giacon, Universidade Estadual Paulista - UNESP

É aluna da Graduação em Licenciatura em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, câmpus de São José do Rio Preto (2022-atual). Realizou o intercâmbio em Houston, Texas, Estados Unidos (2017-2018) com financiamento do Rotary Youth Exchange Program (RYEP). É bolsista em nível de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP/Proc. n 2023/08765-8) e foi contemplada com Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) pelo período de dois meses (maio/junho 2024), na Université de Lille, França, sob orientação do Prof. Dr. Cédric Fluckiger (FAPESP/Proc. n 2024/02148-0). É membro do grupo de pesquisa "Práticas de Leitura e Escrita em Contexto Digital" (CNPq/Unesp), coordenado pela Profa. Dra. Fabiana Komesu. É membro discente do Projeto Temático "Aprendizes universitários em práticas contemporâneas de letramento acadêmico-científico para a formação de professores e de pesquisadores globalizados", coordenado pela Profa. Dra. Inês Signorini (UNICAMP), com financiamento da FAPESP (Proc. n 2022/05908-0). Tem interesse em linguística, com ênfase em estudos de letramentos acadêmicos e digitais. 

Augusto Oliveira Dordan, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de São José do Rio Preto/SP e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/Proc. n. 88887.191627/2025-00). É Mestre em Estudos Linguísticos (2025) e licenciado em Letras (2023) pela mesma instituição. É membro do grupo de pesquisa "Práticas de leitura e escrita em contexto digital" (UNESP/CNPq), liderado pela Profa. Dra. Fabiana Komesu. É membro discente do Projeto Temático "Aprendizes universitários em práticas contemporâneas de letramento acadêmico-científico para a formação de professores e de pesquisadores globalizados", coordenado pela Profa. Dra. Inês Signorini (UNICAMP), com financiamento da FAPESP (Proc. n 2022/05908-0). Desenvolveu estágio de capacitação na Université de Lille (França), via Programa Institucional de Internacionalização da CAPES (CAPES-PrInt/Proc. 88887.936730/2024-00). Tem interesse na área de Linguística e nos temas discurso, escrita, letramento acadêmico-científico e desinformação.

Fabiana Komesu, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Professora do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de São José do Rio Preto, e do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da mesma Instituição. Bolsista PQ/CNPq-C. Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo realizado estágio no exterior na Université de Paris XII, França. Foi bolsista Jovem Pesquisador FAPESP (2005-2009). Fez pós-doutorado em Linguística Aplicada na Universidade de São Paulo (USP). Foi professora visitante no exterior na Université de Paris XII e na Université de Lille (CAPES-PrInt-Unesp). Foi coordenadora da área de Ciências Humanas e Sociais II (Linguística) da FAPESP (2020-2024). Atualmente, é gestora da área de Ciências Humanas e Artes da FAPESP. Foi vice-presidente do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL, 2007-2009). Foi coordenadora da rede de pesquisa internacional Literacies in Different Fields of Knowledge, com financiamento CAPES-PrInt-Unesp (2019-2024). É coordenadora da parte brasileira do projeto Letramentos e tecnologias na educação científica e no enfrentamento da desinformação, com financiamento do Programa CAPES-COFECUB (Brasil-França, 2023-atual). É pesquisadora principal do projeto temático Aprendizes universitários em práticas contemporâneas de letramento acadêmico-científico para formação de professores e de pesquisadores globalizados, com financiamento FAPESP (2023-atual). É líder do Grupo de Pesquisa Práticas de leitura e escrita em contexto digital cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (desde 2014). Suas publicações incluem artigos em periódicos, capítulos de livro, livros, traduções especializadas sobre os temas de letramentos acadêmicos, letramentos digitais, escrita, discurso, internet e informação/desinformação e fake news. 

References

ASSIS, J. A.; KOMESU, F.; POLLET, M. C. A formação do leitor no contexto da desinformação e das fake news: desafios para os estudos de letramentos na pandemia da covid-19 e além. Scripta, v. 25, n. 54, p. 9-38, 2021. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/27640. Acesso em: 25 set. 2025.

BASSETS, M. Macron conversa com o polêmico promotor da cloroquina para tratar a Covid-19. El País, 9 abr. 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/sociedade/2020-04-10/macron-conversa-com-o-polemico-promotor-da-cloroquina-para-tratar-a-covid-19.html. Acesso em: 25 set. 2025.

CAMARGO JR, K. R. Here we go again: the reemergence of anti-vaccine activism on the Internet. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, p. e00037620, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00037620. Acesso em: 25 set. 2025.

COVID-19 : une étude fondatrice défendue par Didier Raoult sur l’usage de l’hydroxychloroquine invalidée. Le Monde, 17 dez. 2024. Disponível em: https://www.lemonde.fr/sante/article/2024/12/17/covid-19-une-etude-fondatrice-defendue-par-didier-raoult-sur-l-usage-de-l-hydroxychloroquine-invalidee_6453981_1651302.html?search-type=classic&ise_click_rank=5. Acesso em: 25 set. 2025.

CRIBLE, L. Ah oui d’accord okay : marqueurs discursifs et expression de l’alignement conversationnel. SHS Web Conference, v. 191, p. 1-14, 2024. Disponível em: https://www.shs-conferences.org/articles/shsconf/pdf/2024/11/shsconf_cmlf2024_01002.pdf. Acesso em: 25 set. 2025.

DIDIER Raoult interdit d’exercer la médecine durant deux ans. Le Monde, 03 out. 2024. Disponível em: https://www.lemonde.fr/societe/article/2024/10/03/didier-raoult-interdit-d-exercer-la-medecine-durant-deux-ans_6342683_3224.html?search-type=classic&ise_click_rank=2. Acesso em: 25 set. 2025.

FALCÃO, H. G. et al. “Meus filhos não serão cobaias”: cismas e discursos antivacinação infantil pós-pandemia de Covid-19. Horizontes Antropológicos, v. 30, n. 69, p. e690408, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/7XrB5JV8vF7MMFsRvcBHHMn/?lang=pt. Acesso em: 25 set. 2025.

GALHARDI, C. P.; FREIRE, N. P.; FAGUNDES, M. C. M.; MINAYO, M. C. S.; CUNHA, I. C. K. O. Fake news e hesitação vacinal no contexto da pandemia da COVID‑19 no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, n. 5, p. 1849‑1858, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/PBmHtLCpJ7q9TXPwdVZ3kGH/?lang=pt. Acesso em: 25 set. 2025.

GALHARDI, C.; FERRARI, M. A.; FECHINE, Y.; MELO, P. R.; VELOSO, A. Do negacionismo à mobilização: como movimentos sociais desafiaram e apoiaram a ciência durante a pandemia da COVID-19 no Brasil. In: YOUNG, M. M. (org.). Acciones y transformaciones de movimientos sociales ante una crisis sanitaria: casos iberoamericanos en la pandemia por COVID-19. San José: CICOM/Universidad de Costa Rica, 2025, cap. 4, p. 96-126.

GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. Fake news, desordem informacional e pânico moral: explorando estratégias discursivas. Cadernos de Linguística, v. 1, p. 01-26, 2020. Disponível em: https://cadernos.abralin.org/index.php/cadernos/article/view/261/365. Acesso em: 25 set. 2025.

HERTEL, O. Coup de grâce pour Didier Raoult, son étude phare sur l’hydroxychloroquine retirée. Le Point, 17 dez. 2024. Disponível em: https://www.lepoint.fr/sante/coup-de-grace-pour-didier-raoult-son-etude-phare-sur-l-hydroxychloroquine-retiree-17-12-2024-2578149_40.php. Acesso em: 25 set. 2025.

JANKS, H. A importância do letramento crítico. Trad.: Mila Soares Souza. Letras & Letras, v. 34, n. 1, p. 15-27, 2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/42961. Acesso em: 25 set. 2025.

KOMESU, F.; COSTA, J. R. P.; CIENCIA, A. C. B.; SILVA, C. COVID-19 e desinformação: notas sobre o serviço brasileiro “Saúde sem Fake News” e seu leitor. Investigações, v. 35, n. 2, p. 1-28, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/254221. Acesso em: 25 set. 2025.

KOMESU, F.; ALEXANDRE, G. G.; SILVA, L. S. A cura da infodemia? O tratamento da desinformação em práticas sociais letradas de checagem de fatos em tempos de covid-19. In: RODRIGUES, D. L. D. I.; SILVA, J. Q. G. (org.). Estudos aplicados à prática da escrita acadêmica: colocando a mão na massa. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, p. 186-229, 2020, v. 3, p. 185-229. Disponível em: https://www.editora.pucminas.br/arquivos/obra/arquivo_digital/219/praticas_discursivasv3.pdf. Acesso em: 25 set. 2025.

McINTYRE, L. Post-truth. Cambridge: MIT Press, 2018.

McLAREN, P. Culture or canon? Critical pedagogy and the politics of literacy. Harvard Educational Review, v. 58, n. 2, p. 213-234, 1988.

MORIN, H.; ROF, G. Didier Raoult : révélations sur une déviance scientifique. Le Monde, 28 mai. 2023. Disponível em: https://www.lemonde.fr/sciences/article/2023/05/28/didier-raoult-autopsie-d-une-production-scientifique-hors-norme_6175185_1650684.html. Acesso em: 25 set. 2025.

OLIVEIRA, A.; ALEXANDRE, G. G.; KOMESU, F.; ASSIS, J. A.; FUCKLIGER, C. Discursive authority in COVID-19 vaccination fact-checking: the case of @butantanoficial on Instagram. Revista do GEL, v. 20, n. 3, p. 213-236, 2024. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/3584. Acesso em: 25 set. 2025.

RECUERO, R.; SOARES, F. O discurso desinformativo sobre a cura do COVID-19 no Twitter: estudo de caso. E-Compós, v. 24, p. 1-29, 2021. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/2127. Acesso em: 25 set. 2025.

RECUERO, R.; SOARES, F. #VACHINA: How politicians help to spread disinformation about COVID-19 vaccines. Journal of Digital Social Research, v. 4, n. 1, p. 73-97, 2022. Disponível em: https://jdsr.se/ojs/index.php/jdsr/article/view/112. Acesso em: 25 set. 2025.

RECUERO, R.; VOLCAN, T.; JORGE, F. C. Os efeitos da pandemia de covid-19 no discurso antivacinação infantil no Facebook. RECIIS, v. 16, n. 4, p. 859-882, 2022. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/3404. Acesso em: 25 set. 2025.

RISSO, M. S.; SILVA, G. M. O.; URBANO, H. Traços definidores dos marcadores discursivos. In: JUBRAN, C. C. A. S. (org.). Gramática do português culto falado no Brasil: a construção do texto falado. São Paulo: Contexto, v. 17, 2021, p. 371-390.

SAYARE, S. O arauto da cloroquina. Trad.: Sergio Tellaroli. Piauí, ed. 165, jun. 2020. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-arauto-da-cloroquina/. Acesso em: 25 set. 2025.

STIVERS, T. Stance, alignment, and affiliation during storytelling: when nodding is a token of affiliation. Research on Language and Social Interaction, v. 42, n. 1, p. 31-57, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08351810701691123. Acesso em: 25 set. 2025.

STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad.: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Desordem Informacional: para um quadro interdisciplinar de investigação e elaboração de políticas públicas. Trad.: Pedro Caetano Filho e Abílio Rodrigues. Rev.: Isabela Carneiro e Lucas Andrade. Campinas: CLE UNICAMP, 2023. Disponível em: https://www.cle.unicamp.br/ebooks/index.php/publicacoes/catalog/book/93. Acesso em: 25 set. 2025.

Published

30-09-2025

How to Cite

GIACON, J.; DORDAN, A. O.; KOMESU, F. Critical literacies and confronting misinformation: a study of discourse markers in an interview with Didier Raoult, the “Dr. Chloroquine”. Travessias, Cascavel, v. 19, n. 2, p. e35967, 2025. DOI: 10.48075/rt.v19i2.35967. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/35967. Acesso em: 2 dec. 2025.

Issue

Section

LINGUAGEM