Letramentos críticos e o enfrentamento da desinformação
estudo de marcadores discursivos numa entrevista com Didier Raoult, o “Dr. Cloroquina”
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v19i2.35967Palavras-chave:
letramentos críticos, desinformação, covid-19, marcadores discursivosResumo
Com base em pressupostos dos estudos de letramentos críticos, este trabalho tem como objetivo investigar o funcionamento de marcadores discursivos de alinhamento e afiliação (Crible, 2024) empregados por apresentador de entrevista transmitida por uma emissora de notícias da França e que versa sobre o tratamento da covid-19. O conjunto do material é formado da transcrição escrita desse episódio de podcast, publicado em maio de 2023 pelo canal francês Sud Radio (“Covid : Didier Raoult attaqué par des scientifiques pour avoir administré de la chloroquine à plus de 30,000 personnes, il s'explique”). A hipótese é a de que o uso de marcadores discursivos empregados pelo entrevistador corrobora um modo de condução da entrevista alinhado à defesa da hidroxicloroquina, por um lado, e da posição de especialista assumida por Didier Raoult, o “Dr. Cloroquina”, por outro lado. A análise dos dados revela uma dinâmica de cumplicidade entre entrevistador e entrevistado promovida pelo uso frequente de marcadores discursivos de alinhamento e afiliação que buscam reafirmar pontos da argumentação apresentados pelo entrevistado. Os resultados buscam contribuir com os estudos de letramentos, na investigação do modo como posicionamentos ideológicos constituem estratégias discursivas no contexto controverso do saber científico.
Downloads
Referências
ASSIS, J. A.; KOMESU, F.; POLLET, M. C. A formação do leitor no contexto da desinformação e das fake news: desafios para os estudos de letramentos na pandemia da covid-19 e além. Scripta, v. 25, n. 54, p. 9-38, 2021. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/27640. Acesso em: 25 set. 2025.
BASSETS, M. Macron conversa com o polêmico promotor da cloroquina para tratar a Covid-19. El País, 9 abr. 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/sociedade/2020-04-10/macron-conversa-com-o-polemico-promotor-da-cloroquina-para-tratar-a-covid-19.html. Acesso em: 25 set. 2025.
CAMARGO JR, K. R. Here we go again: the reemergence of anti-vaccine activism on the Internet. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, p. e00037620, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00037620. Acesso em: 25 set. 2025.
COVID-19 : une étude fondatrice défendue par Didier Raoult sur l’usage de l’hydroxychloroquine invalidée. Le Monde, 17 dez. 2024. Disponível em: https://www.lemonde.fr/sante/article/2024/12/17/covid-19-une-etude-fondatrice-defendue-par-didier-raoult-sur-l-usage-de-l-hydroxychloroquine-invalidee_6453981_1651302.html?search-type=classic&ise_click_rank=5. Acesso em: 25 set. 2025.
CRIBLE, L. Ah oui d’accord okay : marqueurs discursifs et expression de l’alignement conversationnel. SHS Web Conference, v. 191, p. 1-14, 2024. Disponível em: https://www.shs-conferences.org/articles/shsconf/pdf/2024/11/shsconf_cmlf2024_01002.pdf. Acesso em: 25 set. 2025.
DIDIER Raoult interdit d’exercer la médecine durant deux ans. Le Monde, 03 out. 2024. Disponível em: https://www.lemonde.fr/societe/article/2024/10/03/didier-raoult-interdit-d-exercer-la-medecine-durant-deux-ans_6342683_3224.html?search-type=classic&ise_click_rank=2. Acesso em: 25 set. 2025.
FALCÃO, H. G. et al. “Meus filhos não serão cobaias”: cismas e discursos antivacinação infantil pós-pandemia de Covid-19. Horizontes Antropológicos, v. 30, n. 69, p. e690408, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/7XrB5JV8vF7MMFsRvcBHHMn/?lang=pt. Acesso em: 25 set. 2025.
GALHARDI, C. P.; FREIRE, N. P.; FAGUNDES, M. C. M.; MINAYO, M. C. S.; CUNHA, I. C. K. O. Fake news e hesitação vacinal no contexto da pandemia da COVID‑19 no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, n. 5, p. 1849‑1858, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/PBmHtLCpJ7q9TXPwdVZ3kGH/?lang=pt. Acesso em: 25 set. 2025.
GALHARDI, C.; FERRARI, M. A.; FECHINE, Y.; MELO, P. R.; VELOSO, A. Do negacionismo à mobilização: como movimentos sociais desafiaram e apoiaram a ciência durante a pandemia da COVID-19 no Brasil. In: YOUNG, M. M. (org.). Acciones y transformaciones de movimientos sociales ante una crisis sanitaria: casos iberoamericanos en la pandemia por COVID-19. San José: CICOM/Universidad de Costa Rica, 2025, cap. 4, p. 96-126.
GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. Fake news, desordem informacional e pânico moral: explorando estratégias discursivas. Cadernos de Linguística, v. 1, p. 01-26, 2020. Disponível em: https://cadernos.abralin.org/index.php/cadernos/article/view/261/365. Acesso em: 25 set. 2025.
HERTEL, O. Coup de grâce pour Didier Raoult, son étude phare sur l’hydroxychloroquine retirée. Le Point, 17 dez. 2024. Disponível em: https://www.lepoint.fr/sante/coup-de-grace-pour-didier-raoult-son-etude-phare-sur-l-hydroxychloroquine-retiree-17-12-2024-2578149_40.php. Acesso em: 25 set. 2025.
JANKS, H. A importância do letramento crítico. Trad.: Mila Soares Souza. Letras & Letras, v. 34, n. 1, p. 15-27, 2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/42961. Acesso em: 25 set. 2025.
KOMESU, F.; COSTA, J. R. P.; CIENCIA, A. C. B.; SILVA, C. COVID-19 e desinformação: notas sobre o serviço brasileiro “Saúde sem Fake News” e seu leitor. Investigações, v. 35, n. 2, p. 1-28, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/254221. Acesso em: 25 set. 2025.
KOMESU, F.; ALEXANDRE, G. G.; SILVA, L. S. A cura da infodemia? O tratamento da desinformação em práticas sociais letradas de checagem de fatos em tempos de covid-19. In: RODRIGUES, D. L. D. I.; SILVA, J. Q. G. (org.). Estudos aplicados à prática da escrita acadêmica: colocando a mão na massa. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, p. 186-229, 2020, v. 3, p. 185-229. Disponível em: https://www.editora.pucminas.br/arquivos/obra/arquivo_digital/219/praticas_discursivasv3.pdf. Acesso em: 25 set. 2025.
McINTYRE, L. Post-truth. Cambridge: MIT Press, 2018.
McLAREN, P. Culture or canon? Critical pedagogy and the politics of literacy. Harvard Educational Review, v. 58, n. 2, p. 213-234, 1988.
MORIN, H.; ROF, G. Didier Raoult : révélations sur une déviance scientifique. Le Monde, 28 mai. 2023. Disponível em: https://www.lemonde.fr/sciences/article/2023/05/28/didier-raoult-autopsie-d-une-production-scientifique-hors-norme_6175185_1650684.html. Acesso em: 25 set. 2025.
OLIVEIRA, A.; ALEXANDRE, G. G.; KOMESU, F.; ASSIS, J. A.; FUCKLIGER, C. Discursive authority in COVID-19 vaccination fact-checking: the case of @butantanoficial on Instagram. Revista do GEL, v. 20, n. 3, p. 213-236, 2024. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/3584. Acesso em: 25 set. 2025.
RECUERO, R.; SOARES, F. O discurso desinformativo sobre a cura do COVID-19 no Twitter: estudo de caso. E-Compós, v. 24, p. 1-29, 2021. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/2127. Acesso em: 25 set. 2025.
RECUERO, R.; SOARES, F. #VACHINA: How politicians help to spread disinformation about COVID-19 vaccines. Journal of Digital Social Research, v. 4, n. 1, p. 73-97, 2022. Disponível em: https://jdsr.se/ojs/index.php/jdsr/article/view/112. Acesso em: 25 set. 2025.
RECUERO, R.; VOLCAN, T.; JORGE, F. C. Os efeitos da pandemia de covid-19 no discurso antivacinação infantil no Facebook. RECIIS, v. 16, n. 4, p. 859-882, 2022. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/3404. Acesso em: 25 set. 2025.
RISSO, M. S.; SILVA, G. M. O.; URBANO, H. Traços definidores dos marcadores discursivos. In: JUBRAN, C. C. A. S. (org.). Gramática do português culto falado no Brasil: a construção do texto falado. São Paulo: Contexto, v. 17, 2021, p. 371-390.
SAYARE, S. O arauto da cloroquina. Trad.: Sergio Tellaroli. Piauí, ed. 165, jun. 2020. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-arauto-da-cloroquina/. Acesso em: 25 set. 2025.
STIVERS, T. Stance, alignment, and affiliation during storytelling: when nodding is a token of affiliation. Research on Language and Social Interaction, v. 42, n. 1, p. 31-57, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08351810701691123. Acesso em: 25 set. 2025.
STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad.: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Desordem Informacional: para um quadro interdisciplinar de investigação e elaboração de políticas públicas. Trad.: Pedro Caetano Filho e Abílio Rodrigues. Rev.: Isabela Carneiro e Lucas Andrade. Campinas: CLE UNICAMP, 2023. Disponível em: https://www.cle.unicamp.br/ebooks/index.php/publicacoes/catalog/book/93. Acesso em: 25 set. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.