TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: EM BUSCA DE CATEGORIAS PARA ANALISAR A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS

Autores

  • Cláudia Valéria Doná Hila

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural, categorias analíticas, aprendizagem, desenvolvimento.

Resumo

É propósito de uma pesquisa colaborativa contribuir para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos sujeitos envolvidos. No entanto, uma das grandes dificuldades de um pesquisador  que se debruça sobre o foco da aprendizagem dos alunos, é a de encontrar categorias analíticas que correspondam de forma eficaz aos seus objetivos de pesquisa. O objetivo deste capítulo é  apresentar e explicar algumas dessas possíveis categorias analíticas, a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural (THC), especificamente dos estudos de Vygotsky (1988; 2000; 2001;2005).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-04-2010

Como Citar

VALÉRIA DONÁ HILA, C. TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: EM BUSCA DE CATEGORIAS PARA ANALISAR A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS. Travessias, Cascavel, v. 4, n. 1, p. e3621, 2010. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3621. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO