Acordos de conclusão: uma proposta de permanência e êxito do estudante PROEJA
Palavras-chave:
EducaçãoResumo
Neste estudo, realizado durante o ano letivo de 2009 no CTISM – Colégio Técnico Industrial de Santa Maria junto ao PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos, busquei desenvolver estratégias que contribuíssem com o grande desafio desta modalidade: a permanência e o sucesso dos estudantes. Nesse contexto, constatei que além do tempo de afastamento da escola, que dificulta o acompanhamento dos componentes curriculares, há uma variável emocional que evidencia o abandono escolar. Para amenizar o efeito desta variável desenvolvi a noção de “acordos de conclusão”. Este artigo descreve eixos teóricos, processo de realização e a contribuição dos acordos na trajetória do educando.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.