A coesão textual em textos infantis: estudo comparativo de redações produzidas por crianças de terceiro e de quinto ano da educação básica

Autores

  • Leilane Morais Oliveira
  • Fernanda Maria Reis Brandão
  • Mônica Santos de Souza Melo

Palavras-chave:

Coesão, Textos Infantis, Linguística textual.

Resumo

Este artigo dedica-se à discussão de questões relacionadas à coesão textual, a partir de textos infantis produzidos, no segundo semestre de 2009, por alunos do terceiro e do quinto ano da escola estadual engenheiro Márcio Aguiar da Cunha (localizada na cidade de Ipatinga – MG). Por meio da análise do corpus e com base nos pressupostos teóricos de Fávero (1991) – referentes à coesão textual referencial, à coesão textual recorrencial e à coesão textual sequencial, apontamos aqui os principais mecanismos coesivos utilizados por esses alunos e analisamos, de forma comparativa, a eficiência e os problemas que tais utilizações apresentam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-12-2010

Como Citar

OLIVEIRA, L. M.; BRANDÃO, F. M. R.; MELO, M. S. de S. A coesão textual em textos infantis: estudo comparativo de redações produzidas por crianças de terceiro e de quinto ano da educação básica. Travessias, Cascavel, v. 4, n. 3, p. e3818, 2010. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3818. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM