CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NA VISÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores

  • Monike Cristina Silva Bertucci
  • Daniel Fernando Bovolenta Ovigli
  • Regina Maria Simões Pucinelli Tancredi

Palavras-chave:

trabalho docente, ensino de Matemática, sistema municipal de educação.

Resumo

As condições de trabalho docente e as exigências para sua atuação têm se modificado nos últimos anos. Neste texto são apresentadas as vozes dos professores de redes municipais paulistas sobre as competências que consideram necessárias para ensinar matemática nos anos finais do ensino fundamental e sobre suas condições de trabalho. O referencial teórico é pautado em autores que abordam o desenvolvimento profissional do professor e suas condições de trabalho, como Fiorentini et al. (2002), Freitas et al. (2005), Imbernón (2006), Passos et al. (2006), Lourencetti (2006), Zagury (2006), Fiorentini (2008), Lopes (2001), entre outros. Trata-se de um estudo exploratório cujos dados foram coletados por meio de questionário, em uma perspectiva qualitativa e também quantitativa. Os resultados apontam condições adversas ou insuficientes para a atuação competente dos professores, os quais dizem permanecer na docência por gostarem da profissão. Mesmo em condições que consideram insuficientes os professores procuram variadas formas de continuar se formando, com ou sem incentivo dos sistemas de ensino onde trabalham.

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Publicado

30-08-2010

Como Citar

SILVA BERTUCCI, M. C.; BOVOLENTA OVIGLI, D. F.; SIMÕES PUCINELLI TANCREDI, R. M. CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NA VISÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Travessias, Cascavel, v. 4, n. 2, p. e4107, 2010. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4107. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO