GÊNERO E FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DE UM PROCESSO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Fabiane Freire França
  • Geiva Carolina Calsa

Palavras-chave:

Educação, Gênero, Formação docente, Intervenção Pedagógica.

Resumo

O objeto deste artigo é demonstrar algumas representações sociais de gênero apresentadas por professores e professoras de 5ª e 6ª séries de uma escola pública da cidade de Sarandi/PR. A produção das desigualdades de gênero é decorrente de processos sociais mais amplos que designa as posições dos sujeitos no que diz respeito ao seu corpo, à sua sexualidade, raça, classe social, religião, etc. Em vista disso, levantamos a seguinte problematização: Quais as representações sociais de professores e professoras a respeito de gênero? Esse conceito pode ser ampliado e/ou

reorganizado por meio de uma intervenção pedagógica? Para tanto, realizamos entrevistas com os/as docentes e um processo de intervenção pedagógica com discussões em grupo com o intuito de repensar o gênero em um contexto sócio-histórico. Tomou-se como fonte de dados as verbalizações dos professores e das professoras antes, durante e depois do processo de intervenção pedagógica. Caracterizamos esta análise como uma pesquisa-ação participativa, ao considerar a pesquisa um instrumento de “(re) construção” do conhecimento do ponto de vista ético, bem como um instrumento privilegiado para a realização de investigações sobre a escola e a prática docente por meio de problematizações. Os resultados deste artigo apontaram um movimento de opiniões e definições do conceito de gênero apresentado pelos/as professores/as após o processo de intervenção pedagógica. Consideramos que tais resultados revelam a necessidade de maiores discussões sobre o gênero no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-08-2010

Como Citar

FREIRE FRANÇA, F.; CAROLINA CALSA, G. GÊNERO E FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DE UM PROCESSO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. Travessias, Cascavel, v. 4, n. 2, p. e4109, 2010. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4109. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO