RELAÇÕES SINTAGMÁTICAS E ASSOCIATIVAS NO ENSINO DE LEITURA: UM ENCONTRO INTERDISCIPLINAR E SUGESTIVO PARA A PRÁTICA PROFESSORAL EM LÍNGUA MATERNA

Autores

  • Fabrícia Cavichioli

Palavras-chave:

Ensino, leitura, relações sintagmáticas X associativas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir acerca das contribuições das relações sintagmáticas e associativas no ensino de leitura. Para tanto, com o intuito de discutir a presente proposta, pretendemos, inicialmente, apresentar como são entendidas as relações sintagmáticas e associativas sob o viés saussuriano; num segundo momento, far-se-á uma explanação dos pressupostos teóricos que fundamentam o conceito de leitura na perspectiva deste estudo; numa terceira fase, teremos a explanação e exemplificação das relações sintagmáticas e associativas a partir de tarefas elaboradas para o ensino de leitura em língua materna.  E por último, serão tecidas as considerações finais do estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-08-2010

Como Citar

CAVICHIOLI, F. RELAÇÕES SINTAGMÁTICAS E ASSOCIATIVAS NO ENSINO DE LEITURA: UM ENCONTRO INTERDISCIPLINAR E SUGESTIVO PARA A PRÁTICA PROFESSORAL EM LÍNGUA MATERNA. Travessias, Cascavel, v. 4, n. 2, p. e4110, 2010. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4110. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO