A fala mítica na construção da imagem de Barack Obama
Palavras-chave:
Editorial, Mídia, Fala mítica, Homem, SociedadeResumo
Objetiva-se, neste trabalho, mostrar como se dá a construção da imagem heróica de Barack Obama, tendo a fala mítica como categoria de análise. Como corpus da pesquisa, tem-se o editorial do Jornal americano The New York Times, publicado no dia 5 de novembro de 2008. A base teórica para este estudo respalda-se principalmente em ELIADE (2001 ; 2007), que afirma que, mesmo na era tecnológica que se vive, há prevalência de alguns traços da conduta do homem arcaico e, BARTHES (2007) para quem o mito na atualidade é uma fala. Observa-se que o editorial analisado se utiliza de representações míticas para a construção da identidade política de Barack Obama durante as disputas eleitorais americanas de 2008, buscando configurar sobre ele a imagem do herói. Dessa forma, aponta-se a mídia como um meio que produz e propaga arquétipos mitológicos na sociedade contemporânea.
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