A fala mítica na construção da imagem de Barack Obama

Autores

  • José Rosamilton Lima
  • Ivanaldo Oliveira Santos

Palavras-chave:

Editorial, Mídia, Fala mítica, Homem, Sociedade

Resumo

Objetiva-se, neste trabalho, mostrar como se dá a construção da imagem heróica de Barack Obama, tendo a fala mítica como categoria de análise. Como corpus da pesquisa, tem-se o editorial do Jornal americano The New York Times, publicado no dia 5 de novembro de 2008. A base teórica para este estudo respalda-se principalmente em ELIADE (2001 ; 2007), que afirma que, mesmo na era tecnológica que se vive, há prevalência  de alguns traços da conduta do homem arcaico e, BARTHES (2007) para quem o mito na atualidade é uma fala. Observa-se que o editorial analisado se utiliza de representações míticas para a construção da identidade política de Barack Obama durante as disputas eleitorais americanas de 2008, buscando configurar sobre ele a imagem do herói. Dessa forma, aponta-se a mídia como um meio que produz e propaga arquétipos mitológicos na sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-05-2011

Como Citar

LIMA, J. R.; SANTOS, I. O. A fala mítica na construção da imagem de Barack Obama. Travessias, Cascavel, v. 5, n. 1, p. e4115, 2011. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4115. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM