ESTRANHAMENTO E PROPOSTAS DE REFLEXÃO NA CANÇÃO DOMINGO NO PARQUE

Autores

  • Clebson Luiz de Brito
  • Carlos Jáuregui

Palavras-chave:

estranhamento, percurso gerativo de sentido, canção.

Resumo

O objeto de análise deste trabalho é a letra da canção Domingo no parque, de Gilberto Gil, que apresenta uma narrativa marcada por uma interessante quebra de expectativas. Na trama, o personagem José, apesar de apresentado inicialmente como rei da brincadeira, realiza, movido por um forte impulso, a “confusão” maior e mais séria: um duplo assassinato, cujas vítimas são Juliana e João, sujeito apresentado inicialmente como o rei da confusão. Tendo como suporte teórico a semiótica greimasiana, procuraremos explicitar os mecanismos intradiscursivos responsáveis pelo efeito de sentido de estranhamento obtido pelo texto.  Nesse sentido, pretendemos demonstrar, investigando as modalidades veridictórias (que articulam o /ser/ e o /parecer/), que a quebra de expectativas apontada acima liga-se ao desvelamento de uma ilusão (/parecer/ /não-ser/). Pretendemos demonstrar ainda como o desenvolvimento do percurso passional do sujeito José, do qual algumas etapas encontram-se implícitas, é determinante para o efeito obtido, que leva o leitor/ouvinte a uma inevitável reflexão sobre essência e aparência e, por consequência, sobre /natureza/ versus /cultura/.

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Publicado

30-08-2010

Como Citar

DE BRITO, C. L.; JÁUREGUI, C. ESTRANHAMENTO E PROPOSTAS DE REFLEXÃO NA CANÇÃO DOMINGO NO PARQUE. Travessias, Cascavel, v. 4, n. 2, p. e4175, 2010. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4175. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

CULTURA