RELAÇÕES CULTURAIS E BUSCA IDENTITÁRIA NA OBRA A VARANDA DO FRANGIPANI, DE MIA COUTO

Autores

  • Luiz Carlos de Oliveira
  • Claudiana Soerensen

Resumo


RESUMO: A relação entre literatura e o contexto histórico no qual ela foi produzida suscita diversas análises que resultam em diferentes nuances. Essa relação se revela com maior gravidade para a pesquisa em países que passaram pelo processo de colonização e apenas recentemente conquistaram a independência política. Um exemplo desse fenômeno é Moçambique, que, após a independência e de uma sangrenta guerra civil, experimenta um processo de busca de identidade marcado pela complexidade ocasionada pelo embate entre diferentes culturas. Nesse aspecto, o estudo dos caminhos e das formas que a literatura nesse país tomou permite compreender, até certo ponto, como alguns escritores trabalham a constituição da identidade nacional em suas obras. Tomam-se, no presente trabalho, alguns pontos do livro A Varanda do Frangipani, do moçambicano Mia Couto. Na obra, fenômenos como a influência cultural ocidental versus as tradições moçambicanas e ou o antigo versus o moderno são apresentados e metaforizados a todo instante através de uma narrativa mágica em constante diálogo com elementos da natureza. A teoria pós-colonial nos servirá de suporte para as discussões propostas. Conforme Ashcroft (1991 apud BONNICI, 2005, p. 232), pode ser caracterizada como literatura pós-colonial toda produção inserida em um determinado contexto cultural e de alguma maneira afetada pelo processo imperial desde os primeiros instantes da colonização europeia até a atualidade. PALAVRAS-CHAVE: Literatura, Pós-colonialismo, Moçambique, Identidade.

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Publicado

27-10-2011

Como Citar

OLIVEIRA, L. C. de; SOERENSEN, C. RELAÇÕES CULTURAIS E BUSCA IDENTITÁRIA NA OBRA A VARANDA DO FRANGIPANI, DE MIA COUTO. Travessias, Cascavel, v. 5, n. 2, 2011. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4237. Acesso em: 6 dez. 2021.

Edição

Seção

CULTURA